nota do enem para faculdade particular

Use a nota do Enem para entrar em uma faculdade particular

Qualquer pessoa que deseja iniciar uma graduação — seja para começar ou impulsionar sua carreira — deve prestar bastante atenção no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), pois esse teste já se tornou a principal porta de entrada para a tão esperada/sonhada faculdade. O Enem acontece todos os anos e, a cada edição, milhões de estudantes se preparam para fazer os exames.

Os alunos que participaram do Enem podem usar a nota para facilitar o acesso ao ensino superior particular ou público, por meio de vários programas do Governo Federal ou processos seletivos internos, promovidos pelas próprias instituições de ensino. A Faculdade Paraíso do Ceará, por exemplo, é uma das possibilidades.

Continue acompanhando este conteúdo para entender como utilizar o Enem para ingressar em uma faculdade particular de qualidade, como a FAP. Confira a seguir!

como usar a nota do enem para faculdade particular

Conseguir uma bolsa de estudos com o ProUni

O Programa Universidade para Todos é um programa do Governo Federal que visa fornecer bolsas de estudos totais e parciais para estudantes do ensino superior que desejam cursar uma graduação em instituições privadas de ensino. Para ingressar em uma faculdade particular com o ProUni, o aluno deve ter participado da edição do ano anterior à inscrição no programa e ter obtido em média mais de 450 pontos nas provas e não ter zerado a  redação.

Estudantes com renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo recebem bolsas de estudo de 100%. Isso significa que o aluno pode frequentar a faculdade sem pagar nada. Para estudantes com renda familiar per capita de até 3 salários mínimos, as bolsas são de 50%, ou seja, o aluno pagará metade da mensalidade.

Adquirir uma bolsa de estudos a partir de uma seleção interna

Além das bolsas de estudo concedidas por meio de programas do governo, também é possível usar a nota do Enem  para participar de processos seletivos internos. A FAP é uma das melhores faculdades particulares do Ceará e oferece uma seleção de bolsas, aproveitando a nota obtida pelos alunos no exame.

Chamado de VestFAP Enem Bolsas, o programa tem como objetivo distribuir bolsas de estudos de 20% a 100% válidas para todo o curso, voltado/direcionado aos alunos que participaram do Enem em um dos seis anos anteriores e o atual. A classificação é feita de acordo com a ordem de inscrição e a nota mínima exigida é de 300 pontos, incluindo testes objetivos e a redação.

Garantir um financiamento por meio do FIES

O Fundo de Financiamento a Estudantes é um programa do Ministério da Educação que visa fornecer crédito financeiro para estudantes do ensino superior para cobrir as mensalidades da graduação. Isso dá aos estudantes universitários mais tempo para pagar pela faculdade, preocupando-se com a questão financeira à medida que prosseguem seus estudos.

O FIES é indicado para alunos de baixa renda que estão devidamente matriculados em instituições privadas de ensino superior com boas notas no MEC. O Novo Fies prevê um financiamento escalonado, de acordo com o perfil socioeconômico de cada aluno. Portanto, aqueles que mais precisam de incentivos financeiros podem ter financiamento com juros zero, enquanto outros estudantes têm taxas de juros baixas.

Para facilitar a escolha de qual processo seletivo participar, você pode aprender como calcular a nota do Enem. Assim, poderá tomar uma decisão mais assertiva na hora de escolher a  faculdade particular ideal para fazer seu curso. Em geral, basta que você some a nota de cada prova e divida o resultado por cinco.

Gostou das nossas dicas? Então, confira agora o nosso guia de cursos da Faculdade Paraíso do Ceará e escolha a formação perfeita/mais adequada para você!

Nova call to action