tecnologia da educacao

Tecnologia na educação: como aproveitar para estudar mais e melhor?

O avanço da internet e o surgimento de novos recursos mudou e seguirá mudando muitos cenários. Quando o assunto é tecnologia na educação, ao invés de resistir, a melhor atitude é entender como aproveitá-la bem.

O que buscamos é que as soluções tecnológicas não representem um entrave ao processo de aprendizagem. Diferente disso, queremos mostrar a você como usar essas soluções para aumentar seus conhecimentos e conquistar outras vantagens interessantes que elas proporcionam.

aplicativos para estudar

Organizando os estudos

Para estudar no Brasil ou em qualquer lugar do mundo, há um segredo importante: a organização. Seja por ter uma rotina atribulada ou dividida entre as obrigações escolares e a preparação para o vestibular, existe a necessidade de conseguir ajustar os horários para dar conta de tudo.

Atualmente, estão disponíveis para computador e smartphone aplicações como o Google Agenda, que permitem que você anote todas as tarefas a serem cumpridas. Assim, você pode ter, ao alcance da mão, uma visão completa de todos os seus compromissos.

Mais do que isso, o app permite que você programe alertas para que não se esqueça de fazer o trabalho marcado para o fim da semana ou de começar os estudos para determinada prova. Por isso, é um interessante exemplo do uso da tecnologia na educação.

Melhorando sua produtividade

Um dos dilemas envolvendo o uso da tecnologia na educação está associado ao fato de que o mesmo equipamento ― o smartphone ― que pode ser utilizado como aliado dos estudos, pode ser fonte de distração.

Por isso, é interessante saber que você pode contar com recursos que ajudam você a evitar o uso de redes sociais, por exemplo, enquanto deveria estar estudando. É o caso de aplicativos que ajudam a diminuir o 'vício' em celular e que foram criados para ajudar pessoas em geral, mas que podem ser aplicados ao contexto do uso da tecnologia na educação.

Testando os conhecimentos

Como você deve saber, as principais metodologias adotadas na educação no Brasil envolvem a realização de provas para testar a capacidade de aprendizado dos estudantes ao longo do tempo.

Há diferentes formas de se preparar para essas provas e uma delas é recorrendo a aplicativos de quizz ou simulados para o Enem, criados com o objetivo de ajudar você em sua preparação para o vestibular. É isso o que oferece o AppProva ENEM que apresenta questões de provas anteriores, além de outras inéditas no mesmo formato do Exame Nacional do Ensino Médio.

Outro exemplo do bom uso da internet na educação é a plataforma Redação Nota 1000. A solução, aprovada pelo Ministério da Educação (MEC), foi criada para que você possa enviar uma redação que tenha feito como preparação para o vestibular para que professores e corretores experientes avaliem e comentem o seu desempenho.

Descobrindo sua vocação profissional

Enquanto se prepara para o Enem ou outras provas de seleção para o Ensino Superior, é comum que estudantes reflitam e tenham dúvidas quanto ao caminho profissional a seguir.

Você está entre os que ainda não sabem qual graduação fazer? Testes vocacionais podem ser um interessante ponto de partida para a definição do curso ideal e podem ser encontrados na internet.

Uma das opções para quem deseja descobrir a própria vocação é o site A real me que, apesar do nome em inglês, possui versão em português e é um bom exemplo de que as soluções de tecnologia na educação podem apresentar vantagens para além da melhoria da rotina de estudos.

Você usa algum outro tipo de tecnologia para estudar melhor? Compartilhe sua dica conosco!

Guia dos Estudos: saiba como aproveitar a tecnologia para os estudos!