sistemas de informação-1

Sistemas de Informação: você sabe do que se trata?

FAPCE.

Ao longo dos últimos anos, o mercado de Tecnologia da Informação (TI) cresceu bastante no Brasil e no mundo. Atualmente, todas as empresas buscam maneiras de estarem atualizadas para atender aos seus clientes e principalmente o público de Milennials. Para isso, investem em inovações tecnológicas e buscam profissionais qualificados para desenvolver tais projetos.

Curso de Sistemas de Informação

Para atender a demanda de vagas desse setor que movimenta mais de R$ 450 bilhões no Brasil, existem graduações com foco em determinadas áreas de atuação. Apesar de formarem profissionais para o mesmo meio, os cursos Sistemas de Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) possuem diferenças. Então, nós lhe convidamos a conhecer um pouco sobre cada um deles e suas curiosidades!

O que é Sistemas de Informação?

Antes de falar sobre os cursos é preciso entender o que são Sistemas de Informação. Presentes no nosso dia a dia, eles são meios tecnológicos de organizar e/ou analisar dados. Por exemplo, aplicativos para celular, softwares em computadores pessoais ou no trabalho, sites que permitem guardar arquivos nas nuvens e sistemas bancários.

Quais são as diferenças entre os cursos?

O mercado de trabalho para área de Sistemas da Informação há muitos anos está aquecido. E quem deseja inserir-se nele, logo busca uma graduação que o prepare para atuar nesse tão rico setor.

sistemas de informacao

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, por exemplo, é uma graduação tecnológica. E ao longo dos cinco semestres, o estudante desenvolve conhecimentos específicos sobre criação de projetos e soluções para área da informática, assim como meios inovadores para utilizar as novas tecnologias.

Com conteúdo mais amplo, Sistemas de Informação é um bacharelado com quatro anos de duração. Seu objetivo é formar profissionais generalistas para atuar no setor de Tecnologia da Informação, indivíduos de visão técnica apurada combinada com a expertise sobre administração e gestão na área de tecnologia.

Como a faculdade de Sistemas de Informação prepara os egressos?

Tanto o tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, quanto a graduação em Sistemas de Informação possuem disciplinas que abordam temas de caráter básico para os profissionais de TI. Como é o caso das matérias Lógica de Programação, Matemática para Computação, Sistemas Operacionais e Arquitetura de Redes de Computadores.

Porém, o bacharelado aprofunda-se em determinados assuntos e campos de conhecimento; principalmente os conteúdos destinados à gestão. Por exemplo, Economia, Inovação e Gerenciamento de Pequenas e Médias Empresas são disciplinas que aproximam os estudantes de assuntos relativos à parte de administração, fundamental para compreender o funcionamento do setor sem focar apenas na parte técnica.

Ao terminar a graduação, o egresso pode atuar em diversas posições dentro do mercado de Tecnologia de Informação. Tais conhecimentos permitem que ele encontre cargos como Consultor de Sistemas de Informação, Engenheiro de Software, Administrador de Redes e Gerente de TI. Os conhecimentos do curso também possibilitam àqueles com visão empreendedora se tornarem administradores de empresas com foco em soluções tecnológicas.

Quer entender mais sobre o curso de Sistemas de Informação? Venha conversar com os especialistas FAP e descubra mais informações sobre essa importante graduação da área da Tecnologia da Informação! 

Nova call to action

Mais Posts