serviço social-1

Serviço Social: entenda essa formação!

O assistente social é um dos profissionais mais importantes na rede de proteção e auxílio das pessoas. Mas… como é o curso de Serviço Social? O que é aprendido na graduação? Quais são as matérias e as competências desenvolvidas pelos alunos?

Essas dúvidas são muito comuns. Apesar de a faculdade de Serviço Social ser famosa e de o assistente social estar presente em todas as cidades, não falamos muito sobre essa formação e nem sobre a atuação profissional.

Por isso, temos uma proposta: vamos mudar essa história? Neste texto explicaremos um pouco sobre esse assunto tão importante, mas que poucas pessoas conhecem.

servico social

Para que serve a formação em Serviço Social?

Serviço Social é uma profissão focada no planejamento, estruturação e execução de políticas públicas. Ela tem o objetivo inserir ou reinserir as pessoas na sociedade, promovendo o bem-estar de todos.

O profissional formado em Serviço Social trabalha com pessoas em situação de violação e de fragilidade. Ele dá assistência para quem precisa e ajuda essas pessoas a retomarem suas vidas. Assim, no dia a dia do assistente social ele lida com:

• pobreza;
  • abandono;
  • abuso sexual e psicológico;
  • violência física e verbal;
  • dificuldade de acesso à saúde;
  • dentre outras situações de vulnerabilidade.

O que é aprendido durante a graduação?

Para conseguir cumprir com a proposta da profissão e garantir a boa execução dos trabalhos, o assistente social precisa contar com uma base sólida. Isso é conseguido durante a graduação por meio dos vários conteúdos que são estudados.

Algumas das disciplinas que são cursadas durante a faculdade de Serviço Social são:

• Psicologia Social;
  • Ética e cidadania;
  • Estratégias e Técnicas em Serviço Social;
  • Fundamentos de Economia;
  • Política Setorial;
  • Análise Institucional;
  • Trabalho e Sociabilidade;
  • Administração e Planejamento;
  • entre outras.

Para que servem os conteúdos do curso de Serviço Social?

Durante a graduação o estudante vê todos os conteúdos que listamos, além de vários outros. Mas qual é a real utilidade deles? Ao olhar para a lista, vemos que algumas disciplinas estão diretamente ligadas ao trabalho com pessoas , enquanto outras tratam de assuntos diversos. .

A resposta para essa dúvida é simples: o assistente social está inserido em diversas etapas do processo de cuidado de pessoas em situação de vulnerabilidade. Por isso, apenas prestar suporte não é suficiente.

Esse profissional  deve entender como funciona o Estado, qual é o impacto da economia nas populações carentes, como as instituições públicas e privadas podem aumentar ou reduzir a vulnerabilidade, o papel da educação no processo de transformação social etc.

Em outras palavras, podemos dizer que o assistente social  precisa ter uma visão macro da sociedade. Isso o levará a entender as várias relações de poder que existem e  dará conhecimento para intervir nos diversos contextos.

É por isso que a faculdade de Serviço Social é tão necessária. Ela é a grande responsável por formar os profissionais que garantirão que o país poderá crescer sem se esquecer dos que mais precisam de atenção.

Você acredita que seu perfil combina com esse curso? Então, leia nosso e-book sobre a faculdade de Serviço Social e tire suas dúvidas sobre o que é aprendido, como é o mercado de trabalho, quais são as especializações disponíveis e vários outros assuntos!

Nova call to action