Garota trabalhando em estágio

Saiba como o estágio é fundamental para a formação profissional

É um erro pensar que obter apenas o ensino superior é suficiente para se tornar um profissional completo. Os cursos universitários, embora ofereçam um nível fundamental de conhecimento, ensinam pouco sobre os detalhes da prática profissional.

Como estudar para a faculdade

Independentemente da área, a experiência diária da profissão é de extrema importância para a educação dos estudantes e é aí que os estágios entram, pois representam a maneira mais eficiente de unir prática e teoria.

Pensando nisso, elaboramos alguns tópicos que explicam as vantagens desse primeiro contato com o mercado durante a faculdade. Leia e entenda melhor a importância do estágio na formação de futuros profissionais!

Facilita a entrada no mercado de trabalho

É por meio do estágio que os alunos já podem ter o primeiro contato com o mercado de trabalho dentro da área escolhida. Essa primeira experiência será notável em sua concepção da profissão e carreira que ele escolherá seguir, além de construir a experiência que o mercado exige.

Possibilita o aprendizado na prática

Na sala de aula, o aluno aprende a teoria. Mesmo com trabalhos, seminários e atividades que simulam a prática profissional, a graduação não é suficiente para que o aluno conheça o dia a dia da profissão. Ao lidar com situações cotidianas adversas no local de trabalho, aquele que vivencia o estágio aprenderá a aplicar o conhecimento adquirido de maneira colaborativa e interdisciplinar.

Garota trabalhando em estágio

Beneficia o contratado e o contratante

O aluno não é o único beneficiário da história. Se você contratar um estagiário, encontrará um profissional sem vícios de trabalho, muito disposto a aprender e cheio de novas ideias. Dependendo do papel, saber ouvir e vontade de colaborar são características muito mais importantes que a experiência anterior.

Os estagiários pró-ativos e eficientes podem ser contratados pelas empresas que os receberam, o que significa outro funcionário qualificado para compor a equipe.

O profissional que está entrando no mercado pela primeira vez e que viverá essa experiência em paralelo com o curso de graduação, pode fazer uma mediação constante entre o mercado e a universidade. Ao procurar soluções e mover ideias de um meio para outro, o estagiário ajuda a manter ambas as partes atualizadas.

Ganho de experiência além do profissional

A primeira experiência de trabalho carrega uma importância que vai além do aspecto profissional. O estagiário adquirirá conhecimentos e habilidades que serão de extrema importância não apenas na construção de carreira, mas também no desenvolvimento pessoal.

Tão importante quanto reconhecer e valorizar estagiários como profissionais qualificados é lembrar que eles ainda são moldáveis, buscam inspiração e orientação e desejam encontrar chances de crescimento.

Como você pode perceber, profissionais que tiveram a experiência de estágio têm a oportunidade de construir uma carreira mais flexível, adquirir conhecimentos práticos em diferentes setores e áreas e aprender a lidar com obstáculos que não podem ser antecipados por nenhuma teoria.

Portanto, foi pensando na importância dessa vivência para o crescimento profissional do graduando que a FAP (Faculdade Paraíso do Ceará) criou o Núcleo de Estágio, um programa que conecta estudantes com empresas no mercado metropolitano do Cariri, a fim de ajudá-los a conseguir vagas de estágio e contribuir para suas carreiras.

Gostou deste conteúdo? Então, conheça o guia de cursos da Faculdade Paraíso do Ceará e dê o primeiro passo rumo à sua carreira de sucesso!

Baixe gratuitamente o e-book do Guia de Cursos da FAP!