como escolher uma faculdade particular

Saiba como escolher uma faculdade particular

Depois de escolhermos qual curso queremos estudar no ensino superior, na nossa cabeça surge um novo grande dilema. Em qual faculdade estudar?

Esta é uma pergunta que exige muita seriedade para responder , já que escolher uma faculdade é um passo  muito importante. Para que possamos lhe auxiliar, aqui vão algumas dicas de como escolher onde estudar!

como escolher a faculdade particular

Faculdades Bem Avaliadas

Selecione algumas opções de instituições que sejam válidas para você estudar e veja se elas são bem avaliadas pelo Ministério da Educação - MEC. Os cursos e instituições são avaliados pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que auxilia o MEC a realizar esta avaliação avaliando em 3 notas diferentes:

1. Conceito Preliminar de Curso (CPC);
  2. Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC);
  3. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

O Conceito Preliminar de Curso - CPC irá avaliar a nota em relação à qualidade do curso oferecido pela Instituição;

O Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição - IGC irá dizer se a faculdade é boa ou não

Já o Exame nacional de Desempenho dos Estudantes, o Enade, avaliará o conhecimento adquirido pelos estudantes que estão se formando.

Conheça a Infraestrutura da Faculdade

Tão importante quanto a avaliação da faculdade, conhecer a infraestrutura fornecida pela instituição pode ser um fator decisivo na hora de escolher onde estudar.

Verifique a infraestrutura completa da instituição para saber se ela atenderá todas as suas necessidades. Analise se é um local que lhe forneça segurança e qualidade nos seus estudos. Alguns fatores que podem lhe ajudar a verificar se a infraestrutura é boa são:

• Biblioteca: com certeza você vai utilizar muito a biblioteca durante o seu curso. Veja se a instituição fornece uma biblioteca com um acervo bom e com quantidade de livros que atenda a demanda dos alunos;
  • Estacionamento: se você possui carro, com certeza gostará de ter facilidade para estacionar em um local seguro e de fácil acesso;
  • Tecnologia: analise como são as salas de aula. Salas que possuem datashow e computadores auxiliam muito na qualidade do ensino;
  • Laboratórios: tenha a experiência prática ao desenvolver o conteúdo aprendido em sala de aula;
  • Acessibilidade: talvez não seja uma questão muito importante para você, mas, caso necessite, é importante que você possa se locomover por toda a faculdade.

Oportunidades

Todos que entram na faculdade já esperam que, ao término do curso, estejam empregados e atuando em sua área profissional. A boa notícia é que algumas instituições já lhe preparam para isso.

Além de ter um ensino e infraestrutura de qualidade, algumas faculdades possuem convênios com empresas e órgãos públicos, e/ou empresas juniores que podem facilitar a sua entrada no mercado de trabalho.

Conheça a reputação que as instituições têm no mercado de trabalho e as oportunidades que elas podem promover para lhe auxiliar a ser um grande profissional. Tenha em mente que avaliar as oportunidades que a instituição oferece, pode ser um fator decisivo na sua escolha.

Gostou das nossas dicas? Agora ficou mais fácil de tomar essa decisão? Venha para FAP você também!

Faculdade Paraíso do Ceará