tecnologia mundial

Qual o papel da tecnologia no mundo?

Você já se perguntou qual é o papel da tecnologia? Soluções cada vez mais avançadas vão, gradativamente, fazendo parte do dia a dia da sociedade. Esse movimento pode acontecer de forma tão natural que, por vezes, não conseguimos percebê-lo de forma a refletir sobre a sua importância.

Neste post, nossa ideia é ajudar você a compreender melhor como as novas tecnologias nos apresentam vantagens em diferentes esferas de nossas vidas, inclusive nos estudos. Acompanhe!

tecnologia no mundo

Um olhar sobre o papel da tecnologia

Por muito anos, o assunto tecnologia trazia à mente criações futuristas que existiam apenas no universo da ficção. É certo que temos um longo caminho até chegarmos ao mundo dos Jetsons, mas muitos avanços foram feitos e já temos soluções como o carro autônomo (sem motorista) como realidade.

O fato de estarmos acompanhando avanços tecnológicos mais de perto pode fazer com que não percebamos com clareza qual é o papel da tecnologia e como ela existe em nosso dia a dia. Para tentar mudar isso, vamos lhe propor um exercício simples: busque os catálogos telefônicos na memória (ou peça ajuda de pessoas mais velhas) e compare-os ao Google Maps ou ao Waze, por exemplo.

O catálogo telefônico era um impresso volumoso, contendo informações sobre contatos residenciais e comerciais, bem como o seu endereço. Os livros também continham um mapa da cidade para que o interessado pudesse tentar localizar e conhecer as rotas até o seu destino.

Para os que não possuíam uma super memória ou um bom conhecimento prévio da região, era preciso anotar direções e consultá-las ao longo do trajeto. Não raro, era preciso parar o carro para pedir orientação a desconhecidos na rua. Hoje, basta digitar o endereço de destino em algum dos aplicativos e obter direções com opções de rota e informações em tempo real.

A tecnologia e a sociedade

Com a comparação anterior em mente, fica mais fácil entender como a tecnologia não precisa ser "coisa de cinema" para apresentar vantagens para a sociedade. Hoje em dia, alguém que tenha acesso ao Maps ou ao Waze dificilmente escolheria outra forma de conhecer rotas possíveis para chegar ao destino desejado.

Assim, além de pensarmos no quão avançadas são as soluções tecnológicas que temos disponíveis, é interessante refletir sobre o que elas nos proporcionam. O papel da tecnologia é nos dar oportunidades de gastar menos tempo para cumprir uma tarefa, podendo ainda fazê-la com mais qualidade. Basta pensar que os apps atualizam as rotas considerando o trânsito e outros fatores para que cheguemos mais rápido a cada lugar.

Você consegue pensar em outros exemplos do papel da tecnologia na sociedade? Consegue pensar no papel da tecnologia em sua vida de estudante?

O papel da tecnologia na educação

Foquemos agora no papel da tecnologia na educação, com soluções que são responsáveis por mudanças importantes nessa área. O Google substituiu a tradicional e volumosa enciclopédia impressa, os quadros de giz deram lugar a projetores que permitem que uma aula seja inteiramente baseada no uso da internet, apresentações de trabalhos saíram dos cartazes para o PowerPoint e depois para o Prezi.

Como aproveitar a tecnologia para os estudos

O papel da tecnologia, porém, foi além do que mudar esses aspectos da vida escolar. O EAD segue em crescimento no Brasil e, dentre os fatores mais destacados para isso, estão os custos mais baixos e flexibilidade de horários e locais de estudo. Implícito neste segundo fator está o acesso mais fácil à internet e o desenvolvimento de tecnologias móveis que tornam ainda mais simples o uso dos ambientes virtuais de aprendizagem.

Gostou do post? Temos outro que também vai despertar o seu interesse. Saiba como o conhecimento transforma o mundo e comece a transformar sua vida com ele!

ACESSE NOSSO SITE!