qual a importância da psicologia

Qual a importância da Psicologia

A presença de um psicólogo dentro de uma instituição/organização/empresa é fundamental e de extrema importância. O Psicólogo é capaz de conduzir negociações e equipes de maneira mais  eficiente, sendo um profissional que contribui para o bem estar e funcionamento de qualquer ambiente de trabalho, melhorando a qualidade e a satisfação dos colaboradores no emprego.

Responder à pergunta “quem eu sou?” é um dos grandes desafios da modernidade, porém, com a ajuda de um psicólogo a resposta pode ficar mais fácil, já que este profissional pode contribuir em ajudar as pessoas a encontrarem seus caminhos.

A Psicologia é uma área que estuda a mente humana e o comportamento das pessoas, e, ainda,  pode ter o objetivo de identificar as causas de possíveis doenças psíquicas.  Através desta análise, o profissional desta área ajuda o paciente a entender a causa dos seus problemas e a repensar sua conduta  na sociedade e em sua vida privada.

importância da psicologia

Como é o mercado de trabalho para um psicólogo?

É um mercado bem amplo, sendo possível trabalhar tanto no setor público como no privado. Para aqueles que sonham em empreender é possível abrir um consultório, ou mesmo trabalhar em hospitais, lecionando em universidades, com apoio pedagógico em escolas, em recrutamento e seleção de pessoas em empresas, e muito mais.

Os locais que mais contratam psicólogos são: Universidades e Escolas, ONGs, Institutos, empresas, hospitais, clínicas médicas, concursos públicos, entre outros.

Em todos esses locais, você encontrará oportunidades para ingressar no mercado de trabalho sem maiores dificuldades, bastando estudar muito e se especializar para ser um bom profissional.