Estudante da área da saúde

Quais são as profissões mais procuradas na área da saúde?

Muitas perguntas surgem no momento de escolher qual graduação iniciar. Para tomar uma boa decisão, muitas questões precisam ser consideradas e muita pesquisa precisa ser feita. A área da Saúde, por exemplo, é uma das mais procuradas e, consequentemente, onde há jovens com mais dúvidas, afinal o é bastante ampla e muitas profissões diferentes podem despertar o interesse do futuro universitário.

como se preparar para o vestibular

Uma das características fundamentais para o profissional da saúde é se preocupar com o bem-estar das pessoas e ter muita dedicação em suas atividades. Normalmente, os interessados ​​no campo das Ciências Biológicas também têm facilidade de comunicação, equilíbrio emocional e sensibilidade à questões científicas e sociais.

Você se identificou? Conheça as principais profissões em saúde a seguir!

Estudante de Enfermagem

A Enfermagem é considerada uma das profissões mais versáteis em saúde. O enfermeiro trabalha em parceria com outros profissionais da área, dedicados a promover, manter e restaurar a saúde de seus pacientes, com a responsabilidade de supervisionar a higiene, alimentação, administração de medicamentos e curativos.

Em alguns casos, esse profissional é responsável pelo gerenciamento dos serviços de saúde, desde grandes hospitais até postos de saúde.

Farmácia

Estudante de Farmácia

Quem fez a faculdade de Farmácia é responsável por estudar a composição de medicamentos, cosméticos e alimentos processados ​​e orientar seu processo de fabricação. Além disso, o farmacêutico pode trabalhar em laboratórios de análises clínicas, realizando testes para diagnóstico e monitoramento de doenças.

Nas farmácias, esse profissional é responsável pela distribuição de medicamentos e pelo manuseio de fórmulas tradicionais ou personalizadas.

Estudante de Fisioterapia

O Fisioterapeuta é um profissional da área da Saúde que age na prevenção e no tratamento de doenças ou lesões que possam ser genéticas ou causadas por defeitos ou acidentes posturais. Por meio de exercícios e terapias, ele trabalha na recuperação de distúrbios respiratórios, cardíacos ou neurológicos, ajudando o paciente a recuperar sua capacidade física e funcional.

Estudante de Nutrição

Quem concluiu o ensino superior em Nutrição é chamado de nutricionista. É ele quem cuida da relação entre homem e alimentação. Sua presença é necessária em vários locais, como hospitais, clínicas particulares, spas, hotéis, restaurantes, empresas e escolas. Define menus que atendem às necessidades alimentares de seus clientes, orientando e prescrevendo dietas para os casos em que é necessário monitoramento nutricional específico.

Estudante de Psicologia

Por meio da análise das emoções e pensamentos de um indivíduo, ele diagnostica, trata e evita distúrbios mentais, emocionais ou de personalidade. Atua em hospitais, consultórios, unidades básicas de saúde e escolas, ajudando na orientação educacional e profissional dos alunos. O profissional formado no curso de Psicologia é procurado há muito tempo pelas empresas para colaborar na seleção de funcionários e na manutenção de um ambiente de trabalho saudável.

Esses são apenas alguns dos cursos da área da saúde mais populares entre os universitários.

Além de todas essas graduações, vale destacar também o curso de Medicina, cuja a função de seu profissional vai desde a solicitação de exames e a prescrição de medicamentos até a realização de cirurgias. Caso tenha se interessado, saiba que a FAP (Faculdade Paraíso do Ceará) abrirá sua primeira turma para a graduação em Medicina a partir de 2020.

Gostou das nossas dicas? Então veja esse outro conteúdo e aprenda a escolher um curso entre as áreas de Exatas ou Humanas!

Humanas, Exatas ou Saúde