Dois engenheiros em frente a um laptop discutindo projetos e mercado da Engenharia Civil

Quais as futuras estimativas no mercado de Engenharia Civil?

FAPCE.

A Engenharia Civil ainda é uma das profissões mais valorizadas e respeitadas do mercado. A tradição da graduação começou nessa área porque o engenheiro civil é o especialista responsável por estruturar todas as áreas relacionadas ao desenvolvimento de uma cidade, saneamento básico, transporte e moradia.

Porém, esse setor, sempre tão em evidência, vem sofrendo uma série de transformações. A modernização dos métodos de trabalho criou novos cargos e praticamente extinguiu outros mais antigos. De todo modo, isso não significa que o profissional da área estará desamparado.

Curso de Engenharia Civil

Continue acompanhando este post para entender as principais mudanças no campo da Engenharia e suas perspectivas de mercado. Confira!

Formação sólida e abrangente

Uma boa educação é, obviamente, a base para uma carreira sólida. Isso parece razoavelmente óbvio e até desnecessário ser citado como pré-requisito para o futuro da Engenharia. No entanto, lembre-se de que insistir nas mesmas ações não produz resultados diferentes. Isso significa que o profissional que não está comprometido com a qualificação contínua não pode se destacar no mercado de trabalho. 

Na era digital, é necessário atualizar as novas ferramentas e métodos das profissões individuais e familiarizar-se com elas. Se o profissional não deseja estagnar nesse cenário, ele deve buscar conhecimentos multidisciplinares que lhe permitam ter um desempenho mais amplo.

Habilidades mais elaboradas

As transformações que estamos passando também se estendem às relações humanas. Qualquer que seja o contexto em que você esteja, você precisa melhorar sua capacidade de lidar com outras pessoas. Habilidades como bom relacionamento interpessoal, inteligência emocional, flexibilidade e proatividade são algumas das características que compõem um perfil destacado. 

O profissional do futuro também deve mostrar ambição, não apenas para obter mais lucro, mas também para alcançar grandes feitos e dominar desafios. Outra habilidade comportamental benéfica é a autogestão, que mostra o potencial de se controlar e demonstrar resultados, em vez de apenas horas de trabalho.

Engenheiro na obra, em frente a um computador, representando um funcionário dentro do mercado da Engenharia Civil

Domínio de ferramentas tecnológicas

A Engenharia do futuro está diretamente relacionada ao uso de novas ferramentas digitais. Desde o uso diário das mais recentes ferramentas de informação e comunicação até as mais modernas no campo da realidade virtual, tudo isso fará parte do trabalho de quem fizer a especialização em Engenharia Civil.

Na construção, por exemplo, o uso da realidade virtual já permite uma visualização e uma representação detalhada da construção planejada. Dessa forma, as alterações podem ser feitas com mais precisão e os projetos podem ser iniciados com mais segurança. 

A automação de processos também é uma tendência nas engenharias. Isso já é uma realidade que mudará ainda mais nos próximos anos. Gradualmente, os processos de produção manual dão lugar a sistemas automatizados. E se, por um lado, o trabalho humano se torna menos necessário, por outro, é essencial a presença de um especialista treinado para monitorar os processos.

Uso de novos softwares

Os métodos de trabalho avançados incluem a utilização de novo software, o qual  eleva os aplicativos técnicos a um nível cada vez mais alto, sendo compatíveis com os requisitos da era digital e da nova sociedade. 

A Engenharia Civil é um bom exemplo desse novo software. Trata-se da BIM (Modelagem da Informação da Construção). Esse conceito trabalha com projetos 3D que mostram detalhes do processo de construção e garantem maior fidelidade no trabalho final.

O mais interessante sobre esse software é que todos os profissionais que integram o desenvolvimento de um design, do planejamento à execução, têm acesso ao mesmo arquivo do projeto e podem fazer atualizações em tempo real. 

Isso significa que pessoas com responsabilidades diferentes — engenheiros, arquitetos, construtores, profissionais de compras, etc. — podem trabalhar no mesmo projeto ao mesmo tempo, incluindo as mudanças necessárias no modelo, e podem informar a equipe sobre as mudanças. 

Foco na sustentabilidade

A comunidade científica e as grandes organizações já estão cientes de que o atual desenvolvimento da sociedade tem efeitos prejudiciais à saúde do planeta. Por esse motivo, as empresas precisam adaptar seus métodos de produção e alinhar suas ações ao conceito de sustentabilidade. 

Nesse cenário, a Engenharia Florestal obtém mais evidências e se torna um berço de profissionais responsáveis ​​pelo futuro do planeta. O objetivo é desenvolver estratégias inovadoras e sistemas de design que garantam o bem-estar do meio ambiente e o uso seguro dos recursos naturais.

Busca pela qualificação

Você não precisa se sentir ameaçado e acreditar que as portas para o trabalho se abrirão apenas para poucos. Por outro lado, a tecnologia pode expandir ainda mais suas oportunidades de carreira, desde que você seja um profissional inovador. 

Para acompanhar essa onda de mudanças, é importante procurar atualizações. Quem quer se adaptar às novas exigências do mercado de trabalho e garantir uma brecha competitiva não pode absorver e limitar seu conhecimento. 

Ao investir em especializações, os profissionais podem expandir seus conhecimentos e adquirir aprendizados sobre determinados tópicos, como novas tecnologias. Nesse sentido, os cursos de graduação e pós-graduação atuam como uma escada para o sucesso de sua carreira.

O futuro da Engenharia Civil será moldado de acordo com os avanços da tecnologia. A partir disso, para se manter ativo no mercado, é essencial que você invista em sua formação e meios para conseguir se adaptar aos requisitos das novas oportunidades do setor. Caso você deseje iniciar um curso de Engenharia Civil em Fortaleza, por exemplo, a FAP (Faculdade Paraíso do Ceará) é aprovada pelo MEC e, portanto, uma ótima escolha.

Gostou deste conteúdo? Então, conheça o curso de Engenharia Civil da FAP e inicie agora a sua formação!

Tenho interesse em Engenharia Civil!

Mais Posts