valor da educacao.jpg

O valor da educação para a humanidade

FAPCE.

Todos falam sobre a importância de ir à escola, de fazer faculdade e tudo mais. Mas boa parte dos argumentos são voltados para o sustento pessoal, construção de uma carreira, entre outras coisas similares. Você já parou para pensar no valor da educação para a humanidade como um todo?

como se preparar para o vestibular

Claro, isso pode ser difícil de medir. A forma como a educação é conduzida tem diversos problemas e nem sempre contribui para o aprendizado. Porém, não há como negar que, sem um ensino de qualidade em todas as áreas, a civilização não teria chegado onde está.

Para esclarecer o tema, listamos aqui alguns dos impactos gerados diariamente para a humanidade por uma boa educação. Fique ligado!

educacao

Mais conhecimento sobre o corpo humano

Se você quiser entender o valor da educação, basta olhar para a medicina e a biologia. Várias coisas sobre o corpo humano e seu funcionamento, que antes eram completamente obscuras, se tornaram conhecimento de fácil acesso. E graças a isso, a qualidade de vida de várias pessoas melhorou consideravelmente.

As melhores faculdades de Medicina e Biologia no mundo são extremamente disputadas, pois o conhecimento nessas áreas ajuda a curar doenças e contribui para uma vida mais saudável. E você também pode fazer a diferença atuando nessa área.

Tecnologias jamais imaginadas

As ciências exatas, ciências da computação e as engenharias estão cada vez mais presentes do valor da educação no dia a dia. Além de serem cursos conceituados, também são chaves para os grandes avanços tecnológicos dos últimos anos.

Computadores, prédios, aviões, internet e até a música são produtos das ciências exatas. E não faltam oportunidades de colocar esse conhecimento em prática nem de aprofundá-lo com experimentos e teorias.

Ferramentas para reduzir a desigualdade

Também se fala muito no valor da educação para redução das desigualdades ao redor do mundo. Claro que esse é um trabalho multidisciplinar, mas graças às ciências sociais e humanas, temos hoje uma compreensão mais profunda dessas questões e como elas afetam as pessoas.

Algumas das faculdades mais bem conceituadas atualmente trabalham não apenas para produzir conhecimento, mas também para aumentar seu impacto na sociedade. Afinal, se a humanidade não pode se beneficiar com tais descobertas, por que elas foram estudadas?

Capacidade de criticar e melhorar

O conhecimento pode ser usado para melhorar e ajudar, mas também pode ser usado para sabotar e ferir. Todos sabem disso. Porém, isso não significa que a educação seja um problema. Pelo contrário, quanto mais uma pessoa aprende, mais ela pode questionar o que vê de errado no mundo e encontrar novas soluções.

E isso não parte apenas de críticas feitas pelas ciências sociais e economia. É uma mudança que permeia todas as disciplinas, incluindo ciências exatas e biomédicas. Todos são responsáveis por criar um mundo onde haja senso crítico para avaliar uma situação e tomar decisões bem informadas.

Diante desses pontos, você já deve ter entendido o valor da educação em maior escala. Quer continuar se informando sobre o tema e ter acesso a cursos de alta qualidade? Entre em nosso site!

Humanas, Exatas ou Saúde

Mais Posts