recursos humanos fap

O que se estuda no curso de Gestão de Recursos Humanos?

FAPCE.

Você já pensou em fazer o curso de Gestão de Recursos Humanos? Essa graduação é capaz de abrir as portas do mercado para e facilitar o seu ingresso em qualquer empresa, independentemente de qual setor ela atue.

O profissional que trabalha na área de Recursos Humanos é uma peça-chave dentro de qualquer organização. Quer entender o motivo disso e aprender um pouco sobre essa formação? Então, continue a leitura!

rh

Qual é o objetivo do curso de Gestão de Recursos Humanos?

O profissional formado em Gestão de Recursos Humanos é muito importante dentro das empresas. Ele lida com tudo que envolve os colaboradores, desde a elaboração do processo seletivo até a formulação de planos de cargos e salários.

Além disso, ele também trabalha com a motivação dos colaboradores, resolução de conflitos, análise de desempenho, demissões, orientações etc. De modo geral, podemos dizer que quem atua na Gestão de Recursos Humanos é o coração da empresa.

Como essa pessoa desempenha um papel tão importante, é necessário que ela conte com uma base sólida, não é mesmo? É aí que entra o curso de formação.

Quais são as disciplinas estudadas?

Durante a graduação ganha vários conhecimentos práticos que o ajudam a entender o mercado de trabalho e na gestão de RH. Por isso, a formação é prática, direta e muito objetiva, focando no dia a dia das organizações. Assim, o graduando aprende sobre:

  • Psicologia organizacional;
  • Sistema de informação para gestão;
  • Administração de cargos salários e benefícios;
  • Gestão ambiental e responsabilidade social;
  • Contabilidade;
  • Segurança do trabalho e saúde ocupacional;
  • Matemática financeira;
  • Direito do trabalho e legislação social;
  • Empreendedorismo;
  • Comunicação organizacional;
  • entre outros.

Para que servem os conteúdos aprendidos ao longo da graduação?

Como você pode ver, todas as disciplinas que citamos tem uma relação direta com o trabalho executado pelo profissional de Recursos Humanos dentro da empresa. Munido com esses conhecimentos ele consegue trabalhar com mais precisão e garantir o sucesso do negócio.

Por estar em uma área estratégica, o tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos precisa ter consciência sobre o seu trabalho. Ele deve entender sobre os interesses da empresa e equilibrar as necessidades dos colaboradores, a legislação trabalhista e as alternativas que a organização possui.

Além disso, ele atua lado a lado com o Departamento Pessoal, que é a área que cuida de toda a burocracia que envolve os colaboradores. Para conversar com esse setor, o profissional de gestão de RH tem que entender sobre tributação, contribuição com benefícios e a diferença entre o salário total e o salário líquido das equipes.

Como você pode ver, o curso de Gestão de Recursos Humanos é muito rico e interessante. Além de seu conteúdo ser prático e direto, a formação abre um leque de oportunidades para o estudante, permitindo-o ingressar no mercado de trabalho com facilidade.

Se você quer conhecer um pouco mais sobre essa formação, temos uma dica: leia nosso e-book sobre o curso de Gestão de Recursos Humanos e aprenda sobre o mercado de trabalho, a graduação, as áreas de especialização e muito mais!

Nova call to action

Mais Posts