o que se estuda em fisioterapia

O que estuda no curso de Fisioterapia?

FAPCE.

Com certeza você já ouviu falar sobre como fisioterapeuta está presente em diferentes situações em nossas vidas. Porém, na hora de escolher uma graduação, muitas dúvidas podem surgir sobre o curso de Fisioterapia. E isso é normal, afinal, não conhecemos a fundo todas as profissões existentes.

Por isso, fizemos esse texto para você descobrir tudo sobre a faculdade de Fisioterapia, o que estuda e o perfil profissional. Boa leitura!

Tudo sobre Fisioterapia

Fisioterapeuta é o profissional da saúde que trabalha com o diagnóstico, a prevenção e o tratamento de doenças e variadas lesões. Ele utiliza técnicas de exercícios e massoterapia, com ou sem a ajuda de aparelhos. O intuito é sempre garantir a capacidade funcional do paciente, de forma a restaurá-la, desenvolvê-la ou mantê-la. 

São características comuns do perfil profissional do egresso da faculdade de Fisioterapia:

  • Cuidadoso;
  • Atencioso;
  • Paciente;
  • Sensível;
  • Empático;
  • Gosta de trabalhar com pessoas;
  • Visão humanizada;
  • Boa comunicação;
  • Ético;
  • Bom trabalho em equipe.

Outras características também podem surgir de acordo com a individualidade de cada pessoa.

o que estuda em fisioterapia

Faculdade de Fisioterapia

A faculdade de Fisioterapia tem duração de 5 anos, e ao longo do tempo você encontrará disciplinas ligadas a bases da biologia e saúde. No decorrer dos semestres entrará cada vez mais a fundo nos estudos específicos da Fisioterapia e nas aulas práticas. Além disso, disciplinas como ética e psicologia também são fundamentais para lidar com o outro.

Já ao final do curso, durante os dois últimos semestres é obrigatório o estágio supervisionado integralizado, de acordo com a faculdade. Para finalizar a graduação, você também precisará apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Durante toda a graduação são trabalhadas as características esperadas para um fisioterapeuta, citadas acima. Então, não precisa ter medo, muita coisa você aprenderá ao longo dos anos da faculdade.

Após a conclusão do curso de fisioterapeuta você precisará se registrar no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO) da localidade onde você atuará. Só depois desse registro é permitido a prática profissional.

Possibilidades após o curso de Fisioterapeuta

Os locais de atuação do profissional são variados: hospitais públicos e particulares, consultório, empresas, centros de reabilitação ou a domicílio são alguns dos mais comuns. Os pacientes podem ser crianças, adultos, idosos, pessoas com deficiência, e geralmente cada profissional se especializa no atendimento que tem preferência.

As áreas mais comuns de atuação de um fisioterapeuta são: respiratória; cardiovascular; esportiva; saúde da mulher; neurofuncional; geriátrica; dentre outras.

Com a tecnologia em constante atualização, é fundamental que você continue estudando ao longo do tempo. Não só para se especializar, mas também para acompanhar as inovações da área da Fisioterapia.

Fazer uma pós-graduação também sempre é uma excelente oportunidade de crescimento profissional e atualização. Existem muitas opções para você se aprimorar após o curso de fisioterapeuta.

Agora que você já sabe tudo sobre a faculdade de Fisioterapia, o que acha? Encantou-se pela profissão e pretende seguir na área? Ainda tem alguma dúvida? Então, confira esse texto: Fisioterapia: entenda os campos de atuação do profissional e continue a sua jornada rumo a uma graduação de sucesso!

Fisioterapia: entenda os campos de atuação do profissional

Mais Posts