estudar para o enem.jpg

O que é mais importante estudar para o Enem?

Todos os anos, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) avalia os conhecimentos de milhares de estudantes brasileiros. É importante se sair bem na prova, pois a nota do exame pode ser usada para você conquistar a tão sonhada vaga na universidade. Mas, para isso, é preciso ter muito foco e dedicação aos estudos.

O problema é que, como há uma variedade muito grande de matérias e temas, muitas vezes é difícil saber o que estudar para o Enem.

Mas fique tranquilo: para acabar com essa dúvida, fizemos um resumo dos assuntos que costumam cair na prova para você focar em cada área e tirar de letra! Fique atento e descubra como estudar para o Enem do jeito certo!

estudar

Ciências Humanas e suas Tecnologias

Reúnem as disciplinas de História, Geografia, Sociologia e Filosofia. São comuns os questionamentos sobre os fenômenos sociais, como os movimentos atuais e históricos; cidadania; problemas urbanos; reforma agrária e meio ambiente.

Outros temas recorrentes para estudar para o Enem são cidadania, liberdade (de expressão e imprensa) e direitos humanos, incluindo igualdade de gêneros, racismo e homofobia, portanto é importante ficar atento às notícias e discussões nas redes sociais.

Matemática e suas Tecnologias

Estude bastante as Funções Aritméticas, Volume e Perímetros; Cálculo de Área; Razões Trigonométricas (seno, cosseno e tangente); Probabilidade; Análise combinatória;  Progressão aritmética e geométrica.

Lembre-se também que a prova de matemática é baseada em questões do tipo “pegadinha”, e seus enunciados são compostos por tabelas, esquemas e infográficos, por isso, é fundamental exercitar o raciocínio lógico!

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Nada mais é do que a prova de Língua Portuguesa. Para se sair bem aqui, você terá que treinar bastante interpretação de texto. Conhecimentos sobre gêneros textuais; norma culta e popular; funções e figuras de linguagem são muito requisitados, por isso, foque neles. Ah, não se esqueça de que a redação é um dos itens de maior peso na nota!

Física

Em Física, vemos mais questões sobre Mecânica, Energia, Eletricidade e Termofísica. Estude, principalmente, as transformações de energia, energia térmica, mecânica, newtoniana, eletricidade e óptica.

Química

Na área de Química, convém dar mais atenção aos tópicos de Estequiometria; Termoquímica; Neutralidade; Oxidação; Equilíbrios químicos; PH e Funções Orgânicas. Outros temas que podem ocorrer são os fenômenos climáticos, como chuva ácida, aquecimento global, tratamento da água e camada de ozônio.

Biologia

A prova de Ciências Biológicas cobra mais os temas de Ecologia; Evolução; Fisiologia Humana e Genética. Fique atento, pois, nessa área, o Enem também costuma abordar assuntos do cotidiano e questões interdisciplinares que envolvem as Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Também é essencial saber interpretar gráficos e tabelas.

Dicas para você render mais nos estudos

Não está evoluindo o quanto deveria? Aí vão algumas dicas para você estudar para o Enem de forma mais eficiente!

• Se você não consegue resolver uma questão, parta para a próxima, mas busque outras fontes que possam ajudá-lo com ela;

• Treine a estrutura e o tempo de prova, refazendo os testes dos anos anteriores com o cronômetro. Isso auxilia na preparação física e psicológica;

• Estudar para o Enem não é só decorar fórmulas e conceitos. Desenvolva habilidades de interpretação de textos e gráficos;

• Nos dias que antecedem a prova, diminua o ritmo dos estudos e durma bem para ter um melhor desempenho.

Como esse guia completo, estudar para o Enem fica fácil! Siga a FAP nas redes sociais e fique por dentro de outros conteúdos como esse!

Passar no Vestibular e Enem