nutricionista

Nutrição, cada vez mais em alta no Brasil

Os cuidados com a saúde e a boa forma, juntamente com a busca por maior qualidade de vida estão em voga atualmente e passam por uma boa alimentação. Os brasileiros estão se preocupando mais com suas escolhas alimentares, apresentando tendência a consumir produtos mais saudáveis.

Curso de Nutrição

Neste contexto, a Nutrição aparece como uma profissão em alta, pois estes profissionais são capacitados a prevenir e tratar doenças ligadas à alimentação, direcionando os cuidados com os hábitos alimentares.

Preparamos este artigo para trazer mais informações sobre o curso de Nutrição, as possibilidades desta carreira e suas especialidades, e para entender o mercado de trabalho para estes profissionais. Confira!

A graduação

A faculdade de Nutrição oferece uma visão generalista, crítica e humanista das questões alimentares e nutricionais. Oferecida na modalidade bacharelado, esta graduação tem duração média de 4 anos e tem como objetivo capacitar seus alunos na promoção de bem-estar individual e coletivo, com foco no estado nutricional e condutas alimentares.

nutricao fap

Este curso possui disciplinas da área de biológicas e exatas. Nos primeiros semestres, traz matérias comuns às áreas da saúde, como anatomia, bioquímica, fisiologia, citologia, histologia e embriologia, microbiologia e imunologia, para que seus alunos compreendam o funcionamento fisiológico do corpo humano.

Posteriormente, disciplinas mais específicas são agregadas, como avaliação nutricional, saúde coletiva, enzimologia, técnica dietética, higiene e segurança dos alimentos e até mesmo nutrição esportiva. Assim, oferece experiências teóricas e práticas relacionadas aos mais variados campos de atuação do nutricionista, possibilitando visão crítica e atualizada da realidade da profissão.

Carreira e áreas de atuação

O graduado em Nutrição possui um variado campo de atuação em diversos setores. Ele estará habilitado a prescrever exames, compreender e elaborar informações técnicas e científicas a respeito de alimentos, tratar doenças por meio da alimentação e recomendar dietas, por exemplo.

Uma das principais áreas de atuação é a alimentação coletiva, trabalhando em restaurantes, escolas, buffets, hospitais, hotéis ou em cozinhas industriais. Pode, ainda, atuar em indústrias e comércio alimentícios, tanto nas áreas desenvolvimento de produtos e controle de qualidade quanto no marketing.

Nutrição coletiva e saúde também são setores de alta demanda destes profissionais, como em hospitais, vigilância sanitária, bancos de leite ou na gestão de políticas nutricionais. Ainda, a nutrição esportiva se destaca, unindo ações preventivas de combate ao sedentarismo com alimentação saudável, em academias, clubes ou diretamente com atletas.

Por fim, os conhecimentos adquiridos no curso de Nutrição também permitem a atuação como autônomo, dando consultorias, atendendo em clínicas particulares ou até mesmo como empreendedor em seu próprio negócio.

Mercado de trabalho

Em geral, o mercado de trabalho para nutricionistas apresenta boas oportunidades, especialmente para os profissionais que se mantêm atualizados com as inovações, tendências e descobertas científicas.

A amplitude de áreas de atuação torna este um mercado de trabalho com boa empregabilidade, em cidades grandes e pequenas. O salário do profissional de nutrição é, em média, R$ 2.500,00, segundo a Catho, empresa de recrutamento e seleção.

Se você gosta da área e tem interesse em cursar Nutrição, faça download do e-book do curso da FAP e saiba tudo sobre a carreira!

Nova call to action