nota mec

Nota do MEC: qual a importância sobre a instituição de ensino?

Basicamente, a nota do MEC (Ministério da Educação) é a grande referência para os alunos avaliarem a qualidade do ensino de uma instituição, para que possam fazer sua escolha com critérios. Com base no ranking do MEC, é possível verificar se as instituições de ensino oferecem o melhor aprendizado e se são capazes de formar novos profissionais para o mercado de trabalho, a exemplo da FAP — Faculdade Paraíso do Ceará, que recebeu nota máxima (5) do órgão.

Para determinar a credibilidade das universidades, o MEC acompanha o desempenho geral de várias faculdades públicas e privadas por meio do processo de recredenciamento institucional. Nesse período, um comitê de avaliação do órgão analisa uma série de elementos para definir a qualidade da instituição como a estrutura física, gestão da instituição, políticas de RH (Recursos Humanos) e PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional).

Quer saber como a FAP foi capaz de conquistar a nota máxima no MEC em seu recredenciamento? Continue acompanhando e confira a seguir seus diferenciais!

importância da nota do mec

Modelo de ensino exclusivo

Uma das maiores qualidades da instituição é o seu modelo de ensino reconhecido pelo MEC, moderno e eficiente, utilizado pelos maiores centros de ensino do mundo: as metodologias ativas. Por meio desse método, os estudantes conseguem atuar como protagonistas em seus processos de aprendizagem.

Ótima dinâmica de sala de aula

A partir das metodologias ativas, os professores são capazes de aplicar um conjunto de atividades que estimulam a participação efetiva dos alunos. Um dos exemplos é a sala de aula invertida, na qual é realizada o estudo de caso e a resolução de problemas em grupo.

Corpo docente especializado

Esses recursos inovadores são utilizados por um corpo docente formado, em sua maioria, por mestres e doutores experientes no mercado de trabalho. Outro grande diferencial da FAP, determinante para a conquista de uma excelente nota do MEC, é a promoção de capacitações com a apresentação de novas metodologias de ensino, que podem ser aplicadas em sala de aula.

Ferramentas de alta tecnologia

Sabendo da importância de fornecer aos alunos ferramentas de qualidade que lhes permitam desenvolver seus conhecimentos em profundidade, o corpo docente disponibiliza a oficina "Google Suite para o Ensino Superior", realizada em parceria com o Google. O workshop prático apresenta a usabilidade e a funcionalidade das ferramentas educacionais desenvolvidas pelo Google.

Direcionamento de carreira

A fim de impulsionar ainda mais o crescimento profissional dos alunos, o aprendizado na FAP não se restringe à sala de aula. A faculdade possui parceria com mais de 200 empresas e órgãos públicos, promovendo estágios. Além disso, também são realizadas visitas técnicas regulares às maiores empresas da região.

Como você pode perceber, é essencial prestar atenção na nota do MEC nas faculdades particulares na hora de escolher em qual delas se matricular. Ao fazer parte de uma universidade ou faculdade com boa colocação no ranking do órgão, você garantirá uma formação de qualidade e capacitada para lhe ajudar a se tornar um profissional de referência no mercado. Por isso, analise bem essas informações antes de tomar sua decisão.

Agora que você já sabe a influência que a nota do MEC tem sobre as instituições de ensino, venha conhecer a FAP e inicie a sua carreira profissional!

Nova call to action