extensão utp

Já está craque na redação do Enem?

FAPCE.

Confira dicas para bombar no seu texto.

Um medo grande de quem irá prestar a prova do Enem: REDAÇÃO! A verdade é que, mesmo aqueles que possuem mais habilidade com a escrita ficam temerosos nesta parte da prova, pois ela tem um peso bem grande no resultado final.

redacao enem

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO REDAÇÃO DO ENEM

Queremos que você bombe na redação do Enem. Antes de tudo, você precisa saber quais são os critérios de avaliação, segundo o manual de redação do Enem, formulado pelo Inep:

  • Competência 1: demonstrar o domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.

  • Competência 2: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

  • Competência 3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

  • Competência 4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

  • Competência 5: elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

E aí, já está preparado com todas estas competências? Não existe uma receita do bolo, afinal a redação do Enem leva em consideração muitos fatores. Mas calma, há como desenvolver conhecimentos que serão fundamentais para você tirar nota 1000. Quer saber como? confira estas super dicas.

DICAS PARA ARRASAR NA REDAÇÃO

  • Estude gramática: a nossa língua possui muitas regras, e é necessário estudo para que o texto seja construído na forma culta, com concordâncias e pontuações adequadas.
  • Leia livros: você só terá ideia de como um texto é bem escrito se ler textos bem escritos. Ler livros dos mais variados temas, de bons autores, pois além de contribuir para sua gramática, também te ajudará com a imaginação e ordenação das ideias.
  • Esteja atualizado: os temas da redação do Enem costumam tratar de questões sociais, políticas, culturais ou científicas. Então, se você não estiver por dentro dos assuntos mais discutidos dentro destes cenários, dificilmente terá argumentos e conhecimentos suficientes para desenvolver bons textos. Busque informação, seja em tv, rádio, jornal, revistas, livros ou internet.
  • Treine: só se chega a perfeição através da execução. Então quanto mais você treinar, melhor ficará.

CHEGOU A HORA DA PROVA

Qual a melhor forma de colocar os conhecimentos em prática?


  • Leia a proposta de tema da redação, com calma! Não é hora de ter pressa, quanto melhor você entender a proposta, melhor desenvolverá o texto sem fugir do tema.

  • Deixe a redação por último! Parece uma dica furada, não é mesmo? Mas por quê? Em alguma questão dissertativa da prova pode conter informações relacionadas ao tema da redação, e que podem te ajudar na construção do raciocínio.

  • Use o rascunho! Não comece a escrever o texto no caderno definitivo, além de você possivelmente errar alguma palavra, você perderá a oportunidade de estruturar suas ideias e levantar argumentos. Além disto, no rascunho você fará a primeira versão do texto, com oportunidade de ler e reler, fazendo todas os refinamentos necessários antes de transcrever para a versão final.

Gostou das nossas dicas? Temos muitas outras neste e-book que você baixa gratuitamente. Fique craque e arrase na redação do Enem.

ACESSE NOSSO SITE!

Mais Posts