tudo sobre graduação ead

Graduação EaD: tudo sobre essa modalidade de ensino!

Até alguns anos atrás, estudar sem estar presente na sala de aula parecia utópico, mas essa é uma realidade cada vez mais comum na vida de muitos brasileiros. Segundo dados divulgados pelo MEC (Ministério da Educação), já existem mais de 4 milhões de estudantes que optam por fazer uma faculdade EaD.

Essa modalidade de ensino tem se desenvolvido bastante, principalmente devido à dificuldade em conciliar trabalho com educação, lidar com distância entre casa e faculdade e vários outros motivos. Caso você se encaixe nesse quadro, vale a pena considerar a possibilidade de iniciar um curso à distância.

Portanto, confira a seguir as principais características e vantagens de começar uma formação superior EaD!

tudo sobre a graduação ead

Pré-requisitos

Os cursos a distância têm alguns requisitos adicionais em comparação com os cursos presenciais. Como o aluno não terá acesso à infraestrutura da universidade, ele precisa ter um computador atualizado com configurações mínimas e internet de, pelo menos, 2 Mbps de velocidade para assistir às aulas de vídeo sem pausas e interrupções.

Formas de avaliação

Os cursos a distância também têm exames e avaliações cruciais para a provação do aluno, porém, você precisa ir ao local estipulado pela universidade para fazê-los. Este é o único momento em que terá que sair de casa. Os testes são realizados nos polos das instituições, espalhados em várias cidades do País. Basta escolher o que mais se aproxima da sua residência.

Flexibilidade de horários

Um dos principais benefícios da graduação EaD é a flexibilidade nos horários das aulas. Não importa se trabalha de manhã, de tarde, à noite ou o dia todo. Em um curso dessa modalidade, poderá organizar os horários e encontrar o melhor para você. O ensino superior à distância foi projetado para facilitar o trabalho das pessoas, permitir que elas tenham tempo para cuidar de suas famílias, casas e ainda conseguir estudar.

Economia no investimento

Quer você goste ou não, o preço sempre influenciará a decisão das pessoas, e essa é mais uma das causas do crescimento da educação a distância. Se colocarmos os gastos de moradia, viagens, alimentação e alta taxa de matrícula no papel veremos que a diferença é enorme entre o ensino a distância e o ensino presencial, com uma economia que pode chegar até 40%.

Qualidade dos professores

Em um curso presencial, os professores é quem são responsáveis ​​por suas matérias. Essa é outra principal diferença entre os docentes do ensino à distância e o presencial, que estão no curso EaD para facilitar a vida dos alunos. Isso significa que, se você estiver desmotivado ou tiver muitas perguntas sobre a disciplina, terá a atenção exclusiva de uma pessoa para ajudá-lo.

Com tantas vantagens, é clara a razão do alto crescimento da média de alunos matriculados em uma faculdade a distância. Vale destacar que o diploma EaD tem a mesma excelência que o presencial, pois a validade de um diploma universitário depende do reconhecimento da instituição no MEC, não a modalidade de ensino.

Gostou das nossas dicas? Então, veja agora como funciona o EaD: ensino à distância!

Como funciona o EAD: ensino a distância?