mercado de trabalho para farmácia

Faculdade de Farmácia: a profissão e o mercado de trabalho

Se você está considerando fazer uma faculdade de Farmácia, é importante conhecer algumas de suas particularidades antes. Primeiramente, chamamos de farmacêutico o profissional que estuda os mais diversos tipos de medicamentos, a maneira como são vendidos e usados, como agem no organismo, a dosagem ideal e até que ponto a quantidade ingerida se torna tóxica.

Curso de farmácia

Além disso, grande parte do curso de Farmácia tem um viés muito prático. Prepare-se para passar a maior parte do tempo em laboratórios. Durante esse período, você estudará vários tipos de drogas e suas ações no corpo.

Quer saber mais sobre essa área? Continue acompanhando este conteúdo e confira a seguir as possibilidades de atuação e perspectivas do mercado de trabalho!

Com é o perfil do profissional de Farmácia?

Um bom farmacêutico deve ser eticamente correto e responsável. Afinal, a maioria de suas atividades tem um impacto direto na saúde das pessoas. Outra característica desejável é estar sempre atualizado sobre os novos produtos e tecnologias utilizados na farmácia.

como é o mercado de trabalho para farmácia

Quais são as possibilidade de carreira?

Bioquímica clínica

Nessa profissão, você analisará as alterações nos organismos por meio de testes de laboratório. Esse é o setor que ajuda a entender o significado das numerações nos exames  de sangue ou dos recipientes deixados pelos pacientes nos laboratórios.

Farmacovigilância

Em suma, essa área significa fazer a vigilância de produtos farmacêuticos, além de analisar os produtos, monitorar os efeitos adversos na fase final dos testes (quando o medicamento está quase sendo validado) ou fazer o controle de qualidade de todos eles. Qualquer anormalidade no funcionamento desses produtos já é motivo de atenção para os farmacêuticos.

Vigilância sanitária

Como o próprio nome sugere, o trabalho do farmacêutico especializado em vigilância sanitária é garantir que todos os produtos sejam adequados para uso por pessoas de acordo com a lei. É importante saber que todo medicamento comercializado passou pela fiscalização do vigilante sanitário.

Como está o mercado de trabalho atualmente?

Os graduados em Farmácia encontram um mercado muito favorável e crescente. Existem vários fatores que contribuem para o bom momento desta profissão. Entre eles, podemos citar:

• Exigir a presença de um farmacêutico em cada drogaria;
  • A Lei dos Genéricos, que determina o oferecimento de alternativas idênticas e mais baratas dos medicamentos de referência prescritos para a população geral;
  • A expansão das políticas públicas de saúde;
  • Crescimento na produção de remédios homeopáticos;
  • Revisão das profissões dos profissionais de farmácia pelo Ministério do Trabalho.

Uma pesquisa recente do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) mostra que o setor farmacêutico tem uma das maiores taxas de ocupação. O estudo mostra que 94,3% dos farmacêuticos brasileiros estão empregados.

Como você pode perceber, aqueles que concluíram a faculdade de Farmácia terão excelentes opções de trabalho e farão parte de um mercado aquecido e em expansão. Porém, antes de iniciar sua trajetória na profissão, se certifique de que a instituição de ensino escolhida foi aprovada pelo MEC (Ministério de Educação), a fim de garantir uma boa colocação mercadológica.

Gostou deste conteúdo? Confira agora mais dicas que preparamos para você que quer fazer faculdade de Farmácia!

Quer fazer faculdade de Farmácia?