mercado de trabalho para farmácia

Faculdade de Farmácia: a profissão e o mercado de trabalho

FAPCE.

Se você está considerando fazer uma faculdade de Farmácia, é importante conhecer algumas de suas particularidades antes. Primeiramente, chamamos de farmacêutico o profissional que estuda os mais diversos tipos de medicamentos, a maneira como são vendidos e usados, como agem no organismo, a dosagem ideal e até que ponto a quantidade ingerida se torna tóxica.

Curso de farmácia

Além disso, grande parte do curso de Farmácia tem um viés muito prático. Prepare-se para passar a maior parte do tempo em laboratórios. Durante esse período, você estudará vários tipos de drogas e suas ações no corpo. 

Quer saber mais sobre essa área? Continue acompanhando este conteúdo e confira a seguir as possibilidades de atuação e perspectivas do mercado de trabalho! 

Com é o perfil do profissional de Farmácia?

Um bom farmacêutico deve ser eticamente correto e responsável. Afinal, a maioria de suas atividades tem um impacto direto na saúde das pessoas. Outra característica desejável é estar sempre atualizado sobre os novos produtos e tecnologias utilizados na farmácia.

como é o mercado de trabalho para farmácia

Quais são as possibilidade de carreira?

Bioquímica clínica

Nessa profissão, você analisará as alterações nos organismos por meio de testes de laboratório. Esse é o setor que ajuda a entender o significado das numerações nos exames  de sangue ou dos recipientes deixados pelos pacientes nos laboratórios.

Farmacovigilância

Em suma, essa área significa fazer a vigilância de produtos farmacêuticos, além de analisar os produtos, monitorar os efeitos adversos na fase final dos testes (quando o medicamento está quase sendo validado) ou fazer o controle de qualidade de todos eles. Qualquer anormalidade no funcionamento desses produtos já é motivo de atenção para os farmacêuticos.

Vigilância sanitária

Como o próprio nome sugere, o trabalho do farmacêutico especializado em vigilância sanitária é garantir que todos os produtos sejam adequados para uso por pessoas de acordo com a lei. É importante saber que todo medicamento comercializado passou pela fiscalização do vigilante sanitário.

Como está o mercado de trabalho atualmente?

Os graduados em Farmácia encontram um mercado muito favorável e crescente. Existem vários fatores que contribuem para o bom momento desta profissão. Entre eles, podemos citar: 

  • Exigir a presença de um farmacêutico em cada drogaria; 
  • A Lei dos Genéricos, que determina o oferecimento de alternativas idênticas e mais baratas dos medicamentos de referência prescritos para a população geral;
  • A expansão das políticas públicas de saúde;
  • Crescimento na produção de remédios homeopáticos; 
  • Revisão das profissões dos profissionais de farmácia pelo Ministério do Trabalho.

Uma pesquisa recente do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) mostra que o setor farmacêutico tem uma das maiores taxas de ocupação. O estudo mostra que 94,3% dos farmacêuticos brasileiros estão empregados.

Como você pode perceber, aqueles que concluíram a faculdade de Farmácia terão excelentes opções de trabalho e farão parte de um mercado aquecido e em expansão. Porém, antes de iniciar sua trajetória na profissão, se certifique de que a instituição de ensino escolhida foi aprovada pelo MEC (Ministério de Educação), a fim de garantir uma boa colocação mercadológica.

Gostou deste conteúdo? Confira agora mais dicas que preparamos para você que quer fazer faculdade de Farmácia!

Quer fazer faculdade de Farmácia?

Mais Posts