Homem portador de diploma de volta à faculdade para uma segunda graduação

Entre na faculdade como portador de diploma e faça sua segunda graduação

Você acabou de se formar e já está pensando nos próximos passos do seu futuro profissional? Dada a concorrência crescente no mercado de trabalho, muitos recém-graduados optam por continuar seu caminho acadêmico, investindo em especializações. No entanto, também há estudantes que escolhem um segundo curso.

Ao contrário do que muitos acreditam, concluir a primeira graduação não significa que a sua carreira está definida para sempre. É sempre válido apostar na atualização dos conhecimentos adquiridos e, com isso, muitos profissionais resolvem ingressar na faculdade como portador de diploma e iniciar mais uma formação.

como se preparar para o vestibular

Caso este seja o seu caso, confira neste post o que você precisa fazer para obter sua segunda graduação. Veja a seguir!

Descubra se realmente deseja fazer uma segunda graduação

Compreender as razões para considerar um segundo grau é a primeira pergunta que precisa ser avaliada para determinar se essa é realmente a melhor alternativa. A análise do mercado é de grande importância para o seu trabalho atual e o trabalho que você deseja iniciar. Portanto, faça as seguintes perguntas antes de tomar uma decisão:

• existe uma demanda para a minha carreira? Analisar as oportunidades de emprego são essenciais para evitar frustrações futuras;
  • estou pronto para começar de novo? Não esqueça que investir tempo e dinheiro em uma nova formação requer adiar ainda mais sua entrada no mercado de trabalho;
  • sinto-me satisfeito nesta área? O retorno financeiro é um ótimo ponto e precisa ser avaliado, mas é a felicidade no trabalho que distingue os bons profissionais. Certifique-se de se identificar com esta nova atividade antes de começar um novo curso.

Entenda os motivos que o levaram a buscar uma segunda formação

As razões para decidir entre uma nova graduação ou uma pós/curso especializante são inúmeras. Contudo, algumas delas costumam ser as predominantes para aqueles que escolheram obter o segundo diploma. Veja mais abaixo.

Jovem portador de diploma voltando à faculdade para uma segunda graduação

Não se identificou com o curso

É normal que alguns alunos se decepcionem com o curso que escolheram na trajetória acadêmica. Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, Anísio Teixeira), publicado em 2017, quase 56% dos estudantes que ingressaram na faculdade em 2010 não concluíram com seus colegas. Os números foram coletados entre 2010 e 2015 com base no censo universitário.

Em números absolutos, há 1.392.586 pessoas que abandonaram o curso por razões que variam de mudanças na faculdade à escolha de uma outra área de atuação. Se o curso não lhe parecer interessante, talvez seja hora de repensar sua carreira.

Outro ponto importante a considerar é se há alguma disciplina em sua grade atual que lhe chame atenção. Essa pode ser uma boa maneira de decidir qual será seu novo curso para entrar na universidade como portador de diploma.

Está descontente com a carreira atual

Muitas vezes, você até gostou do curso que escolheu, mas depois de se formar e conseguir seu primeiro emprego, descobriu que a carreira diária escolhida não atendia às suas expectativas. Isso significa que você não será capaz de fazer essa atividade pelo resto da vida. Se for esse o seu caso, não se desespere! Isso é mais comum do que você imagina.

Este momento é importante para que o aluno pense no que ele realmente quer fazer. Como passamos grande parte de nossos dias úteis, essa identificação é essencial. Tente falar com profissionais de áreas que você achar interessantes para entender se é realmente hora de mudar de carreira e fazer um segundo grau mais alinhado com você.

Deseja ampliar seus conhecimentos na área

Se o objetivo é aprofundar seu conhecimento ou melhorar seu nível salarial, você pode tanto investir em uma nova formação, quanto em uma especialização. Outra opção são os cursos de curta duração, que fornecem uma boa base para um determinado assunto ou habilidade que você deseja desenvolver mais especificamente, como palestras e congressos.

Também é possível obter um diploma de tecnólogo. Esses cursos se concentram mais na parte prática — ou seja, no mercado de trabalho — e geralmente são mais curtos que a faculdade tradicional.

Cursos da Faculdade Paraíso do Ceará

Saiba como você pode conquistar seu segundo diploma com facilidade

Antes de tudo, você não precisa enfrentar o vestibular novamente. Em muitas universidades, só precisa se apresentar como aluno portador de diploma e mostrar seus documentos pessoais juntamente com o diploma do primeiro curso.

Caso você pretenda fazer a nova graduação na mesma área da primeira, é necessário apresentar todo o currículo do primeiro curso, com o número de horas, notas e matérias cursadas para obter a equivalência de disciplinas. Assim, as matérias iguais serão eliminadas da sua nova grade, dando-lhe a vantagem de concluir a segunda graduação em menos tempo.

Como você pode ver, existem inúmeros motivos que levam os profissionais e recém-graduados a escolherem uma segunda formação. Para iniciar essa nova jornada, basta se apresentar na secretaria da faculdade escolhida como um aluno portador de diploma. Desse modo, a instituição estará ciente de que você já tem uma graduação e fará todo o procedimento de matrícula adequadamente aos seus objetivos.

Porém, se você ainda não decidiu em qual universidade irá se matricular, a FAP (Faculdade Paraíso do Ceará) pode ser uma ótima opção. Nela, poderá fazer sua segunda graduação EaD, optar por cursos semipresencial ou um curso presencial. Independentemente da modalidade do curso escolhido, o procedimento para a sua matrícula será a mesmo.

Gostou deste conteúdo? Então, descubra se vale a pena fazer a segunda graduação e decida seu futuro!

Veja como vale a pena fazer uma 2ª Graduação!