engenharia

Engenharia Civil ou Engenharia Produção: qual curso fazer?

Engenharia Civil ou  Engenharia de Produção? Essa dúvida é mais comum do que você imagina, e existe um ótimo motivo para ela existir. Apesar de serem campos  diferentes, as duas faculdades tem várias interseções e conteúdos parecidos.

Então, para escolher o melhor curso para você não adianta apenas olhar para a grade curricular. É preciso ir além e entender a atuação profissional, as principais obrigações e o foco que é dado pelos professores durante a graduação.

Se o seu objetivo é exatamente entender isso, então continue a leitura!

engenharia sustentavel

O que o engenheiro civil faz?

O engenheiro civil, como você sabe, é a pessoa responsável por grande parte do planejamento e acompanhamento da construção de prédios, casas, estradas, pontes, canais, portos, barragens etc.

Em outras palavras, ele é quem planeja e executa (com uma equipe, é claro) qualquer construção ou reforma. Para ser capaz de fazer isso, ele aprende durante a faculdade de Engenharia Civil o aluno tem um grande foco em:

• gerenciar equipes de construção;
  • conhecer a propriedade de vários materiais;
  • analisar solos;
  • entender sobre ventilação, insolação e circuitos;
  • aprender sobre a utilização das diferentes fundação.

O que o engenheiro de produção faz?

O engenheiro de produção, por sua vez, é responsável pelo processo produtivo dentro das grandes indústrias e de empresas dos mais variados setores. Ele cuida das equipes de produção, dos recursos financeiros e dos insumos.

Em outras palavras, ele é a peça-chave dentro da linha de produção. Durante suas atividades, esse profissional busca por oportunidades para aprimorar as estratégias da linha na qual trabalha, gerar economia e aumentar os resultados da empresa.

Para cumprir com todas essas funções, durante a faculdade de Engenharia de Produção o aluno estuda sobre:

• gestão de pessoas na linha de produção;
  • logística (compras, armazenamento, empacotamento e envio de insumos e produtos);
  • economia e finanças;
  • administração de empresas.

Qual é a melhor opção, Engenharia Civil ou Engenharia Produção?

Apesar de as duas graduações ensinarem sobre física, cálculo, desenho técnico, geometria, dentre outros conteúdos, o foco de cada formação é muito diferente. De um lado é aprendido sobre o processo de construção, de outro sobre produtividade e gestão de recursos.

No final das contas, o que mais importa não é o curso, mas sim o perfil do aluno. Você precisa pensar naquilo que mais gosta, que mais chama a sua atenção. Imagine-se trabalhando, converse com profissionais de ambas as áreas, o LinkedIn é um excelente lugar para fazer isso,  e veja qual delas é mais prazerosa.

Além de falar com alguém que já está no mercado de trabalho, você também pode (e deve) aprender mais a respeito de ambos os cursos. Isso vai ajudar na hora de escolher entre Engenharia Civil e a Engenharia de Produção.

Nisso podemos ajudar. Temos um e-book sobre cada uma dessas áreas e você pode lê-los para conhecer os conteúdos estudados, o mercado de trabalho, as especializações de cada curso e vários outros assuntos. Então, baixe nossos e-books sobre Engenharia Civil e Engenharia de Produção!

Nova call to action