Enfermeiro(a) manuseando materiais de enfermagem

Descubra os materiais de Enfermagem mais usados na graduação

FAPCE.

Independentemente se você está pensando em iniciar o curso de Enfermagem ou acabou de se matricular em um, é indispensável conhecer quais materiais de Enfermagem deverá utilizar ao longo do curso e no dia a dia de trabalho. Isso porque se manter atualizado sobre sua área de atuação é fundamental para ser um bom profissional.

Curso de Enfermagem

Saber quais são os aparelhos e compreender seu funcionamento é uma maneira de garantir o atendimento completo e de qualidade aos pacientes. Afinal, você garantirá o seu bem-estar e segurança, bem como a dos seus pacientes.

Quer descobrir quais são esses materiais? Continue acompanhando e confira!

Conheça os materiais indispensáveis à profissão

Os itens importantes relacionados à profissão envolvem tanto os equipamentos de trabalho quanto os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), como luvas, máscaras, toucas descartáveis e sapatos de segurança. É importante para o profissional de saúde que os materiais estejam novos e esterilizados, com a finalidade de cumprir os padrões legais. Veja abaixo quais são eles.

  • Caneta permanente: utilizada para identificar qual profissional realizou determinado procedimento em um paciente, como curativos ou punção venosa;
  • Caderneta de anotação: usada para anotar o progresso clínico dos pacientes, como sinais vitais e evoluções;
  • Calculadora (opcional): essencial para fazer o cálculo correto de medicações e medições;
  • Tesoura: utilizada para cortar fitas microporosas e esparadrapos para curativos;
  • Termômetro digital: usado para medir a temperatura do paciente;
  • Esfigmomanômetro: utilizado para medir a pressão arterial do paciente;
  • Estetoscópio: usado para auscultar a artéria no momento de medir a pressão arterial;
  • Relógio analógico: usado para acompanhar a frequência cardíaca e respiratória do paciente;
  • Garrote: utilizado durante as punções venosas;
  • Organizador (opcional): utilizado para organizar o material pessoal e evitar que eles se percam;
  • Oxímetro de bolso (opcional): também utilizado para verificar a frequência cardíaca e saturação do paciente de maneira mais ágil;
  • Óculos de proteção individual: item essencial de proteção;
  • Vestimentas: jaleco de manga longa, roupa branca e sapato fechado sem cadarço e antiderrapante.

Saiba como escolher os aparelhos de melhor qualidade

Tão importante quanto saber quais materiais de Enfermagem comprar é saber comprá-los. É importante que os produtos sejam de alta qualidade e ofereçam o mais alto nível de segurança. Essa é a única maneira de ter confiança para usar os dispositivos para um diagnóstico inicial, por exemplo. 

Antes de tudo, é recomendável prestar atenção à marca e à origem do produto. Prefira dispositivos cujos fabricantes sejam reconhecidos e que atendam a todos os padrões de qualidade. Agora é hora de escolher a loja! Tenha certeza de que a instalação oferece uma prova de origem, além de um processo simples e protegido. 

As compras online são uma excelente oportunidade para pesquisar e comprar em condições favoráveis. Avalie a opinião de quem comprou antes e tenha uma boa experiência. O conhecimento dos melhores dispositivos de assistência é essencial para um bom atendimento. A segurança também é uma prioridade ao comprar qualidade.

Conheça um pouco mais sobre a graduação em Enfermagem

A faculdade de enfermagem tem uma duração mínima de cinco anos e é semelhante em muitos aspectos ao curso técnico de enfermagem, que leva cerca de dois anos. No entanto, a primeira opção oferece ao especialista mais chances de desenvolvimento profissional. 

Ambos os profissionais podem realizar curativos, vacinas, higiene do paciente e outros tratamentos básicos. No entanto, o profissional de enfermagem com formação acadêmica poderá apoiar pacientes com maior nível de complexidade, o que dificulta o trabalho.

Perfil profissional do enfermeiro

Os enfermeiros enfrentam diferentes situações no seu dia a dia — seja durante o estágio ou no cargo efetivo —, principalmente quando lidam com pacientes que apresentam reações diferentes, como nervosismo, dor, medo de tomar medicamentos e injeções, pacientes com doenças mentais, físicas e até mesmo outras doenças. 

enfermagem estudar

Nestes tempos, é necessário manter a calma e prestar cuidados de qualidade, levando em consideração as diferenças e limitações dos pacientes. Além disso, o profissional de Enfermagem precisa ser empático, pois em alguns casos ela terá que cuidar de pacientes com saúde muito sensível, a fim de garantir um atendimento humanizado.

Também é indispensável que o profissional de saúde deva conhecer e gostar de trabalhar em equipe, pois isso é essencial para o desempenho da equipe. Todos têm um papel importante na equipe e precisam estar em harmonia para que tudo corra bem. Além disso, o enfermeiro deve cuidar do ambiente e auxiliar outros colegas, se necessário.

Áreas de atuação para o enfermeiro no mercado de trabalho

Segundo estudo da Friocruz, em colaboração com o COFEN (Conselho Federal de Enfermagem), cerca de 60% dos enfermeiros estão empregados no setor público, enquanto 32% trabalham no setor privado e apenas 8% no setor acadêmico. Esse profissional possui diversas áreas de atuação, mas temos as mais importantes:

  • Enfermagem geral;
  • Enfermagem em Urgência e Emergência;
  • Enfermagem obstétrica;
  • Enfermagem pediátrica;
  • Enfermagem geriátrica;
  • Enfermagem pública;
  • Enfermagem de resgate;
  • Enfermagem do trabalho.

A carreira de enfermagem é fascinante e, para quem quer trabalhar nesta profissão, sempre tem que tentar atualizar seus conhecimentos, pois lidar com a vida é desafiador e exige o melhor de si. Para que o profissional de enfermagem não consiga interromper a graduação, é necessário buscar a especialização.

Esses são os principais materiais de Enfermagem que você poderá utilizar ao longo do seu curso e, com certeza, precisará usar na rotina profissional. Conhecer a fundo como eles funcionam é essencial para identificar o momento adequado para utilizá-los e, assim, exercer suas funções de enfermeiro competentemente.

Gostou deste post? Então, saiba agora tudo sobre o curso de Enfermagem e dê o primeiro passo rumo à sua profissão na área da Saúde!

Saiba tudo sobre o curso de Enfermagem!

Mais Posts