Como fazer faculdade a distância e manter a rotina de estudos.jpg

Cursos tecnólogos: entenda essa modalidade de ensino!

FAPCE.

Hoje, quem busca um diploma de ensino superior conta com uma grande variedade de cursos e modalidades disponíveis. Há opções para cada necessidade: para os que querem uma formação teórica profunda, os que sentem afinidade com os cursos tradicionais e os que desejam um ingresso rápido no mercado de trabalho, por exemplo.

Para essa última opção, existem os cursos tecnólogos. Assim como os bacharelados e as licenciaturas, os tecnólogos são uma modalidade de graduação que conferem diploma de nível superior ao profissional, que estará apto para atuar ou seguir seus estudos em pós-graduações.

Por ser uma modalidade relativamente nova, poucos entendem a fundo o que são os cursos tecnólogos. É para esclarecer essa dúvida que escrevemos este artigo. Confira!

alunos matriculados-1

O que são cursos tecnólogos?

Cursos tecnológicos, ou tecnólogos, são cursos de nível superior de caráter prático e de menor duração. São previstos pelo Ministério da Educação como uma modalidade válida, que possibilita ao formado inserir-se no mercado de trabalho, prestar concursos públicos e ingressar em programas de pós-graduação.

Hoje, os cursos tecnólogos representam 16% de toda a oferta de graduação no país, de acordo com o MEC. Ainda segundo o Ministério, os salários iniciais giram em torno de 2 mil, com a vantagem da formação rápida e da empregabilidade garantida.

As principais características dos cursos tecnólogos são:

Menor duração

A carga-horária da modalidade tecnológica é menor do que a exigida para a formação em nível bacharelado e licenciatura. Essa exigência é estabelecida pelo MEC, que prevê uma quantidade de horas mínimas para cada área do saber.

Cursos da área de Gestão e Indústria, por exemplo, devem ter, no mínimo, 1600 horas. É o caso do Curso de Tecnologia em Gestão da Qualidade e de Gestão Financeira, que possuem duração de 2 anos e meio.

Ênfase na prática

Os cursos de tecnologia partem do princípio da formação para o trabalho. Eles formam tecnólogos com habilidades técnicas e comportamentais alinhadas com o mercado de trabalho, suprindo as suas demandas mais atuais.

É por isso que a grade curricular de cursos tecnólogos possuem uma proporção equilibrada entre teoria e prática, com ênfase para essa última. Também são comuns aulas em laboratório e visitas técnicas.

Especialização ainda na graduação

A curta duração não significa baixa qualidade na formação, pelo contrário. Com essa modalidade de estudo, o graduando possui a vantagem de ter uma formação direcionada, tornando-se um expert de uma determinada área do conhecimento.

Com isso, supre-se a necessidade que indústrias e empresas têm de mão de obra qualificada e de profissionais especialistas. Essa demanda é frequente em setores produtivos e empresas de tecnologia, por exemplo.

Muitas áreas são contempladas pelos cursos tecnólogos, não apenas aqueles da área da tecnologia e ciência. Um exemplo disso é a área de Gestão e Administração, que possui graduações como a de Tecnologia em Logística.

Quer conhecer mais sobre as diversas modalidades e cursos possíveis para você? Acesse nosso site e confira a oferta acadêmica da FAP! 

Nova call to action

Mais Posts