faculdade de serviço social

Curso de Serviço Social: é uma boa opção? Conheça o mercado!

FAPCE.

Mesmo em meio à crise econômica que o país está enfrentando, há trabalhadores qualificados, capazes de encontrar boas oportunidades de crescimento e, ainda, de expandir suas opções de ação. Se você está preocupado com esse problema e se considera uma pessoa altruísta, a faculdade de Serviço Social pode ser uma boa opção para você. 

Curso de Serviço Social EaD

O trabalho social não é apenas uma oportunidade de acompanhar o trabalho diário de pessoas em situações difíceis, mas também uma das profissões que oferecem mais oportunidades. 

Portanto, falaremos um pouco mais sobre o mercado de trabalho e as oportunidades vantajosas dessa crescente profissão no Brasil. Continue acompanhando este artigo e confira!

Conheça o perfil do assistente social

Aqueles que optarem pelo curso de Serviço Social semipresencial ou a distância, deve ter uma vocação real para ajudar as pessoas, além de ser pacientes e determinados para atingir seus objetivos.

Contudo, se você pensa que essa profissão se resume a gostar de lidar com pessoas, está enganado. É preciso ter fortes critérios para agir e mudar a realidade dos que necessitam de auxílio de forma eficiente.

Durante a formação, você aprenderá quais medidas devem ser tomadas em diferentes circunstâncias para sempre poder direcionar o processo de transformação. Assim, poderá ter uma visão crítica da sociedade, a sensibilidade aos problemas sociais que afetam a população e a capacidade de elaborar projetos em benefício da cidadania, que são, portanto, características necessárias para quem deseja exercer esse ofício.

As habilidades necessárias têm a ver com o gosto de estar perto das pessoas, especialmente aquelas que estão na situação mais vulnerável. Dessa forma, idosos, crianças em situações sociais críticas e todos os tipos de pessoas que precisam de ajuda devem interessá-lo de alguma forma.

Ser capaz de ouvir, de se interessar pelo problema um do outro e de ter energia para sempre se colocar à disposição de seus semelhantes são qualidades que esse especialista deve desenvolver ao longo de sua carreira. A compreensão das causas e conseqüências dos problemas sociais faz parte da vida cotidiana do assistente social.

Saiba quais são suas principais funções

Depois de concluir a faculdade de Serviço Social na região do Cariri, o trabalho do assistente social se concentra em apoiar e orientar seções da população em dificuldade para promover o acesso a elementos básicos da cidadania, como alimentação, moradia, saúde e educação. Nessa lógica, o papel do assistente social é fundamental para o bem-estar da sociedade.

Curso de serviço social

Em geral, ele está sempre envolvido em projetos que podem garantir o bem-estar e a inclusão social de indivíduos e comunidades mal atendidos. 

O profissional pode trabalhar no desenvolvimento e implementação de políticas públicas voltadas à distribuição de renda e movimentos sociais. Também pode prestar serviços a empresas dos setores de saúde, educação e previdência social. Ele também pode trabalhar no judiciário e lidar com assuntos relacionados ao direito de família.

Deve-se destacar, também, que o mercado de trabalho para essa área cresceu consideravelmente nos últimos anos. Isso se deve à terceirização de serviços sociais e de saúde que o governo repassa às ONGs, o que  aumentou a demanda por profissionais capazes de gerenciar e implementar políticas nesses setores.

Veja onde esse profissional pode atuar 

Assim que finalizar a graduação em Serviço Social EaD ou semipresencial, o assistente social pode trabalhar em um campo diverso e desempenha um papel importante no desenvolvimento de projetos sociais em empresas privadas, instituições filantrópicas, instituições de ensino públicas e privadas, sindicatos etc.

Nessas empresas, o assistente social pode participar de iniciativas voltadas para diferentes grupos-alvo, como crianças e adolescentes, idosos, mulheres, imigrantes, sem-teto, grupos de baixa renda, minorias raciais e de gênero, ou qualquer outro grupo que precise de apoio desse profissional.

Entenda como está o mercado de trabalho

A maioria das vagas de emprego ainda se concentra nas capitais e áreas metropolitanas devido a problemas sociais e populacionais, que geralmente afetam mais essas regiões. No entanto, o crescimento das políticas de inclusão social para combater a desigualdade em todo o Brasil aumentou significativamente a demanda por trabalhadores qualificados nesse campo.

Para poder entrar no mercado, no entanto, é preciso prestar atenção a um detalhe importante: além do diploma do curso de Serviço Social, o especialista também deve ser registrado no Cress (Conselho Regional de Serviços Sociais) do estado em que está localizado.

O Cress é uma instituição que possui autonomia administrativa e financeira além da jurisdição estadual. Existem tarefas que incluem organizar e manter o registro profissional de assistentes sociais, monitorar e disciplinar o exercício da profissão, conformidade com a ética profissional e aplicar as sanções previstas no Código de Ética Profissional.

A remuneração do assistente social geralmente varia. Trabalhadores com nível superior recebem tipicamente entre 1.500 e 2.000 reais por mês, e os salários podem ser superiores a essa média ou inferiores. Nas grandes cidades, os salários são geralmente mais altos, sobretudo em cargos mais altos, como o de Gerente de Responsabilidade Social, que pode ganhar até 5.154 reais mensais. 

Até os graduados em serviço social têm um mercado interessante, tanto no setor privado quanto no público. As prefeituras, em particular, oferecem oportunidades interessantes de crescimento e estabilidade.

Como você pode notar, fazer a faculdade de Serviço Social significa estar pronto para se dedicar ao trabalho e se comprometer com o bem-estar social. Caso você deseje cursar Serviço Social no Ceará, a FAP (Faculdade Paraíso do Ceará) é uma excelente opção, pois oferece a graduação nas modalidades semipresencial e EaD, além de ser bem avaliada pelo MEC (Ministério da Educação).

Durante o curso à distância, o estudante conta com a orientação de um corpo docente formado por mestres e doutores, além de ter acesso ao AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), onde alunos e professores podem trocar conhecimentos sobre Sociologia, Direito, Ciência Política, entre outros.

Interessou-se pela área? Então, baixe nosso e-book para conhecer o curso de Serviço Social EaD e Semipresencial da FAP!

5 livros de serviço social e se qualifique profissionalmente

Mais Posts