Profissional em Sistemas de Informação

Conheça o mercado e a carreira de quem faz Sistema de Informação

Muitas pessoas confundem e realmente não sabem qual é a diferença entre os cursos na área de TI (Tecnologia da Informação) e não é para menos; o leque de opções é enorme. Entre eles, o curso de Sistema de Informação é o que mais atrai interessados. Em geral, a graduação é um bacharelado de quatro anos que se concentra no estudo da Ciência da Computação, Tecnologia da Informação e de seus relacionamentos.

De certa forma, o profissional dessa área reúne as habilidades de diferentes segmentos, como Redes de Computadores, Banco de Dados, Análise e Desenvolvimento de Software, entre outros. Quer conhecer mais sobre como é a carreira no setor e o mercado de trabalho? Confira este post a seguir!

Profissionais de Sistemas de Informação

Conheça o curso superior de Sistema de Informação

Existem dois tipos de graduação: o Bacharelado, com duração de 4 anos, e o curso Tecnológico, com duração de 2 anos, em média. O objetivo do curso é formar profissionais capazes de atuar na área de TI, criando soluções tecnológicas para determinar o fluxo de informações.

O foco do curso está no desenvolvimento de software e no gerenciamento de sistemas de computador. A estrutura curricular do corpo docente possui disciplinas nas áreas de Matemática, Administração e Ciência da Computação. Grande parte da carga de trabalho é dedicada a atividades práticas, nas quais o aluno tem a oportunidade de testar seus conhecimentos desenvolvendo seus próprios programas de computador.

Veja como é a carreira em Sistemas de Informação

O conhecimento em sistemas permite ao profissional entender a lógica operacional de equipamentos, periféricos e software, identificando quais são os mais adequados para cada situação ou necessidade. Portanto, ele pode atuar no marketing e nas vendas desses produtos.

O analista de sistemas também pode trabalhar na área de suporte técnico, realizando manutenção de sistemas, bancos de dados e redes de computadores. Outra área que pode ser explorada por esse profissional é a educação. Quem se forma em Sistemas de Informação pode trabalhar como professor em escolas de informática, cursos técnicos e vocacionais e até em universidades.

Confira o mercado de trabalho de Sistemas de Informação

O mercado de trabalho para o setor está quente e continua em expansão. Os sistemas de computadores estão presentes em empresas de qualquer tipo e tamanho e isso representa boas oportunidades de emprego nessa área. O profissional de Sistemas de Informação pode trabalhar em diferentes segmentos de TI, como:

• Administração de Redes;
  • Análise e Desenvolvimento de Software;
  • Análise de Sistemas;
  • Arquitetura e Administração de Sistemas;
  • Gestão de Banco de Dados;
  • Gestão de Projetos de TI;
  • Consultoria Estratégica em TI.

Independentemente do curso de Sistema de Informação que escolher é indispensável que você fique de olho em um fator: a pontuação da universidade desejada pelo MEC (Ministério da Educação). Isso porque o reconhecimento do órgão é o melhor indicativo da qualidade de ensino da Instituição. Portanto, para fazer valer seu investimento, verifique com antecedência se a faculdade possui a aprovação do MEC.

Gostou deste conteúdo? Descubra se a faculdade de Sistema de Informação é difícil!

Faculdade de sistema de informação é difícil?