Curso de Medicina

Conheça a mais nova opção de fazer Medicina em Pernambuco

.
FAPCE.

O curso de Medicina capacita profissionais para trabalhar diretamente com a saúde humana, em seus mais diversos aspectos. Entre as suas principais funções, o médico pode diagnosticar doenças, prescrever medicamentos, monitorar e conduzir o tratamento do paciente, além de atuar na prevenção de doenças. 

No mercado de trabalho, o médico pode atuar em centros de saúde, hospitais, empresas e clínicas, realizando exames, cirurgias e diagnósticos. Com base nisso, a FAP (Faculdade Paraíso do Ceará) acaba de finalizar o campus de  Medicina em Araripina-PE.

Os vestibulares ocorrerão em breve!

Quer saber mais sobre o curso e as vantagens de cursá-lo na FAP? Continue acompanhando este post!

Entenda como é o curso de Medicina

O curso de Medicina tem como objetivo principal a restauração e manutenção da saúde, investindo no tratamento e prevenção de doenças. Essa formação desenvolve o conhecimento no aluno para que ele possa promover a saúde e o bem-estar dos indivíduos. 

Nos anos iniciais da graduação, o aluno aprende fundamentos teóricos na área, como Anatomia, Bioquímica e Imunologia. Nos anos seguintes, o curso tem disciplinas que enfatizam o estudo de doenças e como elas se manifestam no corpo humano, como Imunologia, Patologia e Fisiopatologia.

Além das aulas teóricas, a formação possui uma carga considerável de aulas práticas, onde o aluno faz plantões em hospitais e foca no atendimento ao paciente.

Faculdade de Medicina

Saiba qual é a formação básica do médico

Com um vestibular extremamente competitivo, o curso de Medicina é considerado difícil, uma vez que a dedicação é integral. Entretanto, ainda é a graduação mais procurada nas universidades do mundo, afinal, trata-se de uma carreira respeitada e com ótimos retornos financeiros. Com isso, a graduação costuma ser dividida em 3 fases.

Grade fundamental

Nos dois primeiros anos do curso de Medicina, o aluno aprende os fundamentos teóricos da carreira médica. Entre os principais assuntos estudados, podemos citar Anatomia, Bioquímica, Biologia, Biofísica, Fisiologia, entre outros.

Durante esta etapa do curso, a Anatomia é estudada tanto do ponto de vista teórico — livros, textos, animações em 3D, figuras, etc. — quanto de forma prática. Nos laboratórios, os alunos estudam o corpo humano por meio da manipulação de peças cirúrgicas. e de cadáveres. Também são realizados alguns experimentos químicos e biológicos por meio de um microscópio.

Etapa pré-clínica

Durante esta fase do curso, o foco principal é nas doenças e como elas se manifestam no corpo humano. A principal disciplina estudada durante esta fase é a Epidemiologia, o estudo de doenças e epidemias. 

O aluno estuda profundamente as diferentes famílias de doenças, sua evolução, os efeitos no corpo humano e também as melhores maneiras conhecidas pela Medicina para combatê-las, preveni-las e curá-las. Essa etapa do curso, em geral, também dura 2 anos.

Etapa clínica

Durante esta etapa do curso de Medicina, além de estudar na faculdade, o aluno começa a trabalhar em hospitais cumprindo suas funções, sempre sob a supervisão e orientação de médicos treinados. 

Durante esses turnos, os alunos ajudam no atendimento diário dos pacientes e realizam várias tarefas de manutenção hospitalar, tendo contato com especialidades clínicas, tais como Hematologia, Urologia, Endocrinologia, Cardiologia, Cirurgia, Traumatologia, etc.

Veja mais sobre a profissão e o mercado

Aquele que escolher cursar Medicina em Pernambuco na FAP, contará com um amplo campo de atuação. Ao todo, são 53 especialidades médicas reconhecidas pelo CFM (Conselho Federal de Medicina), sendo que as áreas com maior números de profissionais são:

  • Pediatria;
  • Ginecologia e Obstetrícia;
  • Cirurgia Geral;
  • Clínica Médica;
  • Anestesiologia;
  • Cardiologia;
  • Ortopedia e Traumatologia;
  • Oftalmologia;
  • Radiologia e Diagnóstico por Imagem.

Dependendo da especialização escolhida, o médico poderá trabalhar dando plantões em clínicas e hospitais públicos e privados, montar um consultório próprio ou seguir carreira acadêmica, atuando em universidades, institutos de pesquisa ou órgãos públicos.

Confira as vantagens de cursar Medicina na FAP

Com atuação direcionada para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região do Cariri, a FAP oferece aos seus alunos um espaço rico em recursos, disponibilizando a melhor infraestrutura de ensino da região. Veja abaixo os maiores diferenciais e benefícios de ser um aluno da FAP.

Metodologia ativa

Esse tipo de metodologia dá ao aluno um papel mais ativo na aprendizagem. Dessa forma, os alunos desenvolvem um pensamento mais crítico, debatem mais e são incentivados a adotar iniciativas particulares e acadêmicas. Com uma série de atividades, a sala de aula invertida estimula a aprendizagem e o aproveitamento do conhecimento do aluno e torna o ambiente mais participativo e interessante.

Aulas dinâmicas

Além de todo o aprendizado adquirido em sala de aula, os alunos da FAP têm a oportunidade de praticar o conteúdo ensinado nas salas de aula nos laboratórios e em nossas empresas juniores, criadas pelos próprios alunos de cada curso. Seu objetivo é estimular os estudantes a colocarem seus conhecimentos em prática.

Visitas técnicas

As visitas técnicas visam alcançar a integração entre teoria e prática em termos dos conhecimentos que os alunos adquiriram nas disciplinas lecionadas. O objetivo é também proporcionar aos alunos a experiência do mercado de trabalho e suas etapas, como produtos, processos e serviços. 

Caso você pretenda cursar Medicina em Pernambuco, a FAP começou 2020 oferecendo essa formação. Além de todas as vantagens e diferenciais que a faculdade oferece, ela ainda possui nota máxima no MEC (Ministério da Educação),sendo uma das melhores instituições de ensino privado da região.

Se interessou pelo curso? Então, venha conhecer a mais nova opção de fazer Medicina em Pernambuco!

Conheça a Faculdade Paraíso do Ceará

Mais Posts