análise e desenvolvimento de sistemas-1

Conheça a carreira de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Uma carreira para quem gosta da área de Tecnologia da Informação e Informática, voltando-se para a criação de soluções computacionais, a fim de resolver problemas específicos com foco em inovação e aplicação de novas tecnologias!

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é uma graduação de curso tecnólogo, que foca em preparar o estudante para o mercado de trabalho e por isso é mais rápida e mais focada no que realmente importa para o exercício da profissão.

O estudante aprenderá sobre a estruturação de banco de dados e sistemas de informática, codificação de programas, desenvolvimento de softwares e criação de interfaces gráficas.

Vai adquirir conhecimentos importantes sobre programação, estrutura de dados, gestão de sistemas de informação e arquitetura de redes de computadores. Além de estudar matérias relacionadas à área de exatas mais direcionadas para a informática, como matemática para computação e lógica de programação, por exemplo.

curso de análise e desenvolvimento de sistemas

Como é o mercado de trabalho para o profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O mercado de trabalho está muito aquecido para os profissionais formados em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e a perspectiva é de que ele continue a crescer, isso porque cada vez mais a tecnologia e a programação são essenciais nas mais diversas empresas, negócios e nichos do mercado de trabalho. Em praticamente todas as áreas um sistema de automação está sendo implantado, precisa ser programado e feita sua manutenção, por isso a quantidade de vagas de trabalho são bem abrangentes nas mais diversas áreas.

O que faz um Analista de Sistemas?

Um Analista de Sistemas é responsável pelo desenvolvimento e manutenção de sistemas de informação. O profissional pode trabalhar em diversas áreas, atuando nos mais diversos cargos, como por exemplo:

•   Desenvolvimento de sistemas: Criação, implementação e manutenção dos sistemas informatizados. Utilizando muito dos conhecimentos adquiridos no curso, como os tipos de linguagem mais adequadas para desenvolver os projetos em questão e suas metodologias.
  •   Administração de bancos de dados: Criação e gerenciamento dos softwares de armazenamento de informações. O profissional também monitora o funcionamento e atua fazendo melhorias e atualizações do sistema.
  •   Administração de redes: configuração dos sistemas informatizados, visando a proteção das redes e informações que circulam dentro de uma empresa, por exemplo.
  •   Analista de suporte: é um profissional que realiza um suporte de estrutura física. Trabalha com a manutenção dos computadores, desenvolvimento da estrutura de redes e cabos, além da instalação dos sistemas e outros softwares.

É possível trabalhar tanto no setor privado quanto público, em empresas de todos os portes, além de prestar consultoria e trabalhar como autônomo.

Quanto ganha um profissional na área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

O salário de um profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas varia de acordo com o porte da empresa que ele trabalha (pequena, média ou grande), com a cidade onde reside, cargo que ocupa, etc.

Mas, o site de empregos Catho indica que a média salarial nacional  de analistas de sistemas é R$ R$ 4.120.As possibilidades de crescimento e de emprego são grandes nessa profissão, basta ter o perfil e o desejo de crescer, quer saber ainda mais sobre essa profissão que só cresce? Então confira esse artigo sobre a área!

Análise e Desenvolvimento  de sistemas: o que faz?