Jovem estudante de Direito estudando e se preparando para uma carreira jurídica

Como se preparar para a carreira jurídica?

FAPCE.

Após concluir a faculdade de Direito e enfrentar os primeiros anos na advocacia, o novo advogado enfrenta muitas dificuldades até conseguir construir uma carreira jurídica sólida. Existem muitos obstáculos que precisam ser superados, o que deixa muitos profissionais frustrados e decepcionados com a profissão.

Você até pode se perguntar se existe alguma fórmula que lhe garanta o sucesso assim que finalizar o bacharelado em Direito. Existem, sim, algumas dicas que facilitarão seus desenvolvimento, mas é essencial que você se dedique bastante ao estudo e em aprimorar sua habilidade desde cedo.

Curso de Direito

Quer saber como iniciar no ramo jurídico sem tantas complicações? Continue acompanhando esse post e veja mais a seguir!

Escolha um nicho específico de atuação

Muitos advogados iniciantes acreditam que, ao se dedicar a especialização para um nicho de carreira, estarão perdendo dinheiro e oportunidades. A realidade é completamente diferente: ao definir uma área de atuação, você pode criar uma estratégia mais direcionada ao seu nicho, além de fazer cursos de especialização, pós-graduação, mestrado ou doutorado que lhe darão mais autoridade e confiança, além da possibilidade de poder cobrar mais pelo seu trabalho.

Inclua o estudo em sua rotina

A busca por atualização e novos conhecimentos deve ser uma constante na vida de todo advogado. Se você não gosta de ler e estudar, talvez a escolha de curso não tenha sido a mais correta. O Direito por si só já é uma profissão que exige muita leitura e muito estudo. Para se tornar um advogado de excelência, você deve buscar constantemente novos conhecimentos para se sentir mais seguro e dar confiança aos seus clientes.

Além disso, tente se envolver no universo jurídico escrevendo artigos, publicando livros, dando palestras, cursos, participando de entrevistas etc. Isso o tornará cada vez mais conhecido por seus colegas profissionais e a autoridade sobre seus clientes.

Não se limite ao conhecimento jurídico

O advogado que deseja se diferenciar não pode ser limitado. Você também precisará desenvolver outras habilidades igualmente importantes para ajudá-lo a expandir sua carreira. Se você já foi parceiro em um escritório, precisará aprender sobre gestão organizacional e de pessoas, além de pensar como um empreendedor.

Portanto, tenha uma mente aberta para todos os tipos de conhecimento e não apenas livros jurídicos, porque cada vez mais o mundo pede profissionais versáteis que tenham soluções incomuns para os problemas do dia a dia.

Tenha certeza e que pretende seguir na área

Como em qualquer carreira, na lei existem algumas habilidades inerentes à profissão, como interesse em ler, boa redação, facilidade de comunicação, capacidade de argumentar e persuadir, boa oratória, sociabilidade, capacidade de resolver problemas, saber como ouvir as pessoas, organização, entre outras. 

Se você já possui essas habilidades, ótimo! Mas se você não as possui, existem técnicas para você desenvolver cada uma. O importante é que você saiba que, em algum momento, precisará delas e, se não estiver disposto a desenvolvê-las, não estará preparado para seguir na carreira jurídica e poderá precisar repensar se esse é o caminho que deseja trilhar.

Desenvolva sua inteligência emocional

A advocacia é uma profissão muito estressante e seu início é extremamente difícil; portanto, você precisa saber como controlar e gerenciar a ansiedade e a frustração e aprender a desenvolver a resiliência. Além disso, você precisará de muita atenção para lidar com clientes, colegas, chefes, funcionários públicos.

Aprenda a conquistar e fidelizar clientes

Os advogados estão muito preocupados com o preço e esquecem que a geração de valor é muito mais importante para reter clientes. Tente criar um vínculo afetivo com seus clientes, conhecendo realmente os problemas deles e se preocupando em dar a eles o que realmente precisam.

Jovem estudante de Direito estudando e se preparando para uma carreira jurídica

Saiba como elaborar um planejamento

Poucos advogados e escritórios de advocacia trabalham com planejamento estratégico e, portanto, são incapazes de obter resultados verdadeiramente expressivos. Um plano de negócios é essencial para definir para onde você deseja ir e quais ações são necessárias para alcançar os resultados desejados. 

Um plano de negócios é fundamental para que você possa abrir seu escritório de  advocacia, desenvolver novas áreas de atuação, buscar novos parceiros ou iniciar novos negócios. De fato, no final do ano, todo bom advogado deve fazer um plano de negócios com seus objetivos e metas para o próximo ano.

Construa um networking sólido

Uma boa rede de contatos pode ser uma ferramenta poderosa para fazer novos negócios, obter uma nova oportunidade de emprego ou a tão esperada promoção. O problema é que muitas pessoas recorrem às conexões da maneira errada e só ativam a rede quando precisam de algo — o que geralmente dá a impressão de puro interesse — sem alcançar resultados efetivos. 

Para construir uma boa rede, alguns requisitos básicos devem ser observados. Isso inclui fortalecer a credibilidade das pessoas, saber usar as redes sociais para fortalecer as conexões e conhecer o seu público-alvo.

Essas são as principais dicas para quem está prestes a iniciar uma carreira jurídica. Caso você ainda esteja na etapa de começar a graduação, vale destacar que é fundamental escolher uma boa universidade para isso, de preferência uma que esteja bem avaliada pelo MEC (Ministério da Educação). Caso você queira fazer um curso de Direito em Juazeiro do Norte, a FAP (Faculdade Paraíso do Ceará) é a excelente opção. Nela, você encontrará todo o suporte necessário para se tornar um profissional de destaque no mercado de trabalho.

Gostou das dicas que preparamos para você? Então, conheça agora o curso de Direito da FAP e comece já a construir sua carreira de sucesso!

Tenho interesse em Direito!

Mais Posts