Mulher de frente a um laptop tentando usar redes sociais para os estudos

Como posso aproveitar as redes sociais para os estudos?

FAPCE.

Você já pensou em unir as redes sociais e estudo? Cada vez mais, as redes sociais vêm fazendo parte da rotina da maioria das pessoas. Entretanto, ferramentas como Facebook, Instagram, YouTube e WhatsApp podem ser usadas não apenas para diversão e entretenimento, mas também para otimizar a rotina de um aluno, melhorando seus resultados nos estudos. 

Nesse cenário, é possível aproveitar esse tempo para se dedicar aos estudos e otimizar o aprendizado, estimulando a troca de informações e compartilhando conteúdos importantes. 

Quer saber mais sobre como usar as mídias sociais para melhorar seus estudos? Confira nossas dicas a seguir! 

Organize grupos de estudo

Convide colegas de diferentes turmas para participar de um grupo de estudo nas redes sociais. O foco do grupo pode ser para tirar dúvidas sobre assuntos vistos em sala de aula ou estudar para algum simulado ou vestibular. Para deixar tudo mais ordenado, vale separar o grupo, ou grupos, por série ou assunto estudado.

Grupos do Facebook, por exemplo, podem ser projetados como espaços para a troca de informações entre os estudantes. Porém, caso sinta que precisa de mais ajuda para manter o controle sobre os debates, vale a pena pedir o auxílio de um professor para mediar o grupo.

Todos os membros podem usar o espaço para indicar links ou páginas interessantes de instituições que acrescentem nos estudos. A colaboração entre os alunos fornece aprendizado fora da sala de aula e contribui para a construção conjunta do conhecimento.

Compartilhe conteúdos extras

Mulher de frente a um laptop tentando usar redes sociais para os estudos

As redes sociais são bons espaços para compartilhar conteúdos relevantes de diversas plataformas, como notícias de jornais e revistas, vídeos, músicas, trechos de filmes ou peças que envolvem assuntos trabalhados em sala de aula, de forma complementar. 

Como a maioria já está acostumada a passar muitas horas nas redes sociais, fica mais fácil acompanhar o conteúdo didático compartilhado no ambiente virtual. 

Vale ressaltar a importância de compartilhar esse conteúdo extra em todas as redes sociais nas quais existem grupos de estudo. Isso porque nem todos os estudantes possuem perfis ativos em todas as redes. Para facilitar ainda mais a divulgação desse material, aproveite a Internet da própria escola ou universidade.

Promova discussões e debates

Unir as redes sociais e estudo significa aproveitar o tempo gasto  na Internet para promover debates interessantes sobre tópicos do cotidiano. Isso ajuda os alunos a desenvolver um senso crítico e incentiva os mais tímidos a expressarem suas opiniões. 

Encoraje seus colegas a se manifestarem, fazendo perguntas com base nas notícias vistas nas redes, por exemplo. Essa pode ser uma boa maneira de manter todos atualizados sobre os assuntos que costumam cair no vestibular, provas finais e simulados.

Crie um calendário de eventos

Utilize os recursos do Facebook como "Meu calendário" e "Eventos" para recomendar à sua turma uma visita a uma exposição, a uma peça de teatro ou ao cinema, a fim de estudarem obras que se relacionem com os assuntos compartilhados no grupo.Como estudar para a faculdade

Veja também:

Você também pode utilizar o calendário para lembrar aos colegas datas importantes como o período das provas finais ou a data do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Contudo, tome cuidado para não depender tanto dessa ferramenta e torná-la a única fonte de informação sobre eventos que ocorrem no ambiente escolar ou acadêmico.

Monte um chat para tirar dúvidas

Combine com seus colegas antecipadamente um dia e horários específicos para tirar dúvidas sobre o conteúdo estudado em sala de aula. Você pode usar os chats do Facebook, Google Talk, Whatsapp, Telegram ou até mesmo organizar uma chamada de vídeo para conversar com a turma. 

A grande vantagem de criar uma sala de bate-papo para responder perguntas on-line é a facilidade de reunir todos no mesmo local, sem a necessidade de deslocamento físico. 

Estabeleça regras de participação

Em qualquer grupo virtual, público ou privado, é comum que existam regras de participação, sobretudo para fazer publicações. Você pode colocar as regras na descrição do próprio grupo, como “proibido fazer postagens de propaganda ou venda de produtos”. Essas normas costumam se adaptar e alterar conforme o grupo for evoluindo.

Além disso, outros colegas podem te ajudar na gestão da comunidade. Com o tempo, os próprios usuários condenarão comportamentos que considerarem inapropriados, como estudantes que fazem comentários que não estão relacionados ao que está sendo discutido.

Utilize aplicativos como complemento

Outra maneira de usar as redes sociais para estudar é unindo as mídias sociais com os aplicativos. Divulgue para seus colegas apps gratuitos que são voltados para o estudo de diversos assuntos. Alguns deles são:

  • Mecflix: criado pelo governo, a plataforma traz vídeos com diversos conteúdos de ciências exatas, humanas, biológicas, etc.;
  • Duolingo: aplicativo voltado para o estudo de idiomas;
  • Mathboard: indicado para quem quer estudar matemática;

Também existem canais no YouTube com foco na educação sobre os mais variados assuntos, como ensino de inglês, ciências, matemática, física, português, etc. Alguns dos canais mais famosos são:

  • Manual do Mundo: experimentos científicos;
  • Small Advantages: aulas de inglês;
  • Professor Noslen: aulas de português;
  • Calcule mais com o Professor Vandeir: aulas de matemática;
  • Redação online: dicas de redação.

Essas foram as nossas dicas de como você pode unir as redes sociais e estudo. Ao colocar tudo o que você viu aqui em prática, perceberá que a hora do estudo será bem mais fácil e divertida. 

Gostou das nossas dicas? Então, confira o nosso Guia dos Estudos e saiba como aproveitar a tecnologia para os estudos!

Guia dos Estudos: saiba como aproveitar a tecnologia para os estudos!

Mais Posts