estudos

Como organizar seus estudos e passar no vestibular

FAPCE.

Organizar os estudos é fundamental para passar no vestibular. Se você deseja conseguir uma vaga na faculdade, então não pode deixar de ler o que preparamos a seguir. Conheça 5 dicas práticas e imperdíveis para lhe ajudar a se preparar para arrasar nas provas!

organizar estudos

1. Estabeleça um cronograma

O primeiro passo para organizar os estudos é saber quais assuntos você precisa estudar e quanto tempo você tem para isso. Portanto, comece analisando os conteúdos das disciplinas que irão cair na prova e quantos dias faltam até o vestibular.

Nesse momento, também é importante considerar que você precisará de tempo não apenas para ler os conteúdos, mas também para realizar simulados e práticas, tanto das questões objetivas quanto da redação. A partir daí, você pode elaborar um cronograma distribuindo as atividades em pequenas metas que precisa cumprir até o dia da prova.

2. Use uma agenda

Depois de saber tudo o que precisa ser feito e o tempo disponível até o vestibular, você pode encaixar as metas que precisa cumprir no horário que você tem disponível no seu dia a dia. Uma agenda pode ser a ferramenta ideal para isso, seja ela de papel ou digital.

Planejar os momentos nos quais irá estudar é muito importante para torná-los mais eficientes, principalmente para quem precisa conciliar os estudos com outras atividades. Na hora de organizar os estudos na agenda, lembre-se de incluir momentos de descanso e lazer. O cérebro precisa de pausas para funcionar melhor.

3. Aproveite a tecnologia

A tecnologia pode ser uma importante aliada na hora de organizar os estudos e de torná-los mais eficientes. O aplicativo Aprovado, por exemplo, permite que você organize seu plano de estudos e acompanhe seu progresso por meio de gráficos.

Como aproveitar a tecnologia para os estudos

Se, por outro lado, você precisa de um incentivo para se manter concentrado nos estudos, os aplicativos focados em gerenciamento de tempo Brain Focus Productivity Timer (Android/iOS) e Forest (Android/iOS) podem ser boas opções.

4. Conheça técnicas de estudo

Existem diversas técnicas que podem lhe ajudar a organizar os estudos. O método kanban organiza o andamento das etapas de um projeto de forma visual. Você pode fazer um quadro e dividí-lo entre assuntos já estudados, em andamento e pendentes e usar pequenos pedaços de papel com os temas para mover entre essas colunas.

Outra opção são os mapas mentais, nos quais o tema principal de estudo aparece no centro do desenho e os assuntos relacionados a ele são desenhados como ramificações. Você também pode utilizar os cartões de resumo, também chamados de ficha de estudos, com uma síntese dos conteúdos estudados.

5. Não esqueça do espaço de estudos

Se você deseja passar no vestibular, além do planejamento, também é importante organizar o espaço no qual vai se dedicar aos estudos. É importante ter um lugar calmo para se concentrar sem interferências.

Se em casa estiver difícil conseguir essa tranquilidade, bibliotecas públicas podem ser uma boa opção. Além disso, mantenha tudo o que vai precisar, como lápis, papéis e apostilas, em locais próximos. Dessa forma, você evita a perda de tempo de ter que procurar esses itens a cada vez que precisar deles.

Ter um cronograma, utilizar uma agenda e contar com um ambiente adequado é fundamental para organizar os estudos e se preparar para o vestibular. Não esqueça de considerar o uso de técnicas de estudo e de aplicativos para tornar essa tarefa muito mais eficiente e produtiva.

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe as dicas com seus amigos nas redes sociais!

Passar no Vestibular e Enem

Mais Posts