shutterstock_1013274682

Como o conhecimento transforma o mundo

FAPCE.

Muito já se falou sobre a importância da educação para o desenvolvimento social. Ainda que seja uma ideia pouco original, nunca ficou tão claro nos dias de hoje como o conhecimento pode transformar uma sociedade.

A verdade é que, além das consequências que podem trazer os avanços técnicos e tecnológicos, a educação transforma vidas, falando em termos individuais e coletivos.

Se você ainda não se convenceu da importância de investir nos estudos, através de um curso de graduação, técnico ou de pós-graduação, veja aqui como o conhecimento pode transformar o mundo!

CONHECIMENTO

O conhecimento impulsa o desenvolvimento social

Uma sociedade saudável e evoluída é aquela que permite que as pessoas atendam às suas necessidades físicas, intelectuais, emocionais e sociais. Não falamos simplesmente do básico, como comer ou morar, mas sim, de gozar da plenitude, da satisfação dos desejos e dos sonhos de cada um.

Como uma engrenagem, cada profissão possui seu valor e causa impacto na vida das pessoas. Um engenheiro frustrado poderá executar um edifício com problemas estruturais e funcionais, que pode causar sofrimento diário aos usuários ou mesmo danos mais sérios, como um acidente.

Por outro lado, uma pessoa realizada na sua carreira, que adquiriu os conhecimentos necessários para atuar na sua profissão, poderá facilitar ou resolver uma situação difícil e até salvar a vida de uma pessoa.

Capacitação técnica e avanço das tecnologias

Com uma eficiente capacitação dos profissionais, uma das consequências pode ser percebida na produção de tecnologias e técnicas inovadoras.

Quando pensamos que a educação pode transformar o mundo, também se refere aos avanços tecnológicos. Dessa forma, podemos todos ser beneficiados com as novas ferramentas criadas para facilitar nossa vida cotidiana e solucionar os problemas mais complexos.

Com a capacitação de melhores profissionais e de suas ferramentas para trabalhar, poderemos gozar de resultados surpreendentes, como a cura para uma doença fatal, um aparelho capaz de reverter a cegueira ou as limitações motoras.

Saber, consciência e cuidados socioambientais

O conhecimento também pode transformar o mundo através das formas de relacionar-se com o ambiente e dos usos dos recursos naturais.

Nem sempre as decisões quanto aos cuidados desses recursos são as melhores, como vamos observando há gerações. É certo que algumas vezes, embora houvesse o conhecimento, foram realizados verdadeiros desastres naturais.

Entretanto, muitas decisões no passado foram tomadas por desconhecimentos, inconsciências e irresponsabilidades. Nesse caso, o saber poderia haver evitado prejuízos irrecuperáveis, como poluição de rios, extinção de animais, contaminação de lagos, etc.

Desenvolvimento individual, evolução pessoal e profissional

Por último, quando falamos na capacidade do conhecimento transformar o mundo, também estamos falando na transformação a nível individual.

A partir do momento em que uma pessoa decide que quer ser melhor, que quer aprender algo novo, estudar, algo já está acontecendo! E a evolução pessoal e profissional também contribui ao bem estar social e coletivo.

Se você está pensando em aperfeiçoar seus conhecimentos, começar uma nova carreira, aprender coisas novas, mudar, enfim, revolucionar seu mundo, não se intimide. Entre no site da FAP e conheça diversas opções que podem ser a sua contribuição para transformar o mundo! 

Ver cursos FAP Online!

Mais Posts