ensino ead.jpg

Como funciona o EAD: ensino a distância?

As salas de aula sempre foram espaço fundamental para interatividade entre alunos e professores, com o objetivo de viabilizar o processo de aprendizado nos diversos níveis de ensino. Há alguns anos atrás, não era possível imaginar outro lugar para adquirir conhecimento.

Porém, o crescimento da tecnologia proporcionou avanços no segmento educacional, inclusive, criando condições para que as aulas possam ser assistidas em casa, por meio de um computador conectado à internet.

Esse novo formato de proporcionar acesso a conteúdo acadêmico também é conhecido como educação a distância (EAD), modalidade que permite ingressar em cursos de nível superior e participar das aulas por meio de plataformas digitais.

Ainda está confuso?  Na sequência, mostraremos mais detalhes sobre essa ferramenta e suas vantagens. Boa leitura!

ead

Como funciona a EAD?

No contexto mencionado anteriormente, a internet é a grande protagonista, pois é ela que permite toda essa interatividade.

As aulas de ensino a distância são ministradas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), espaço que possibilita acessar o conteúdo das disciplinas, participar de fóruns de discussão e enviar mensagens para os professores para esclarecimento de possíveis dúvidas.

O conteúdo pode ser disponibilizado ao vivo, em aulas pré-gravadas, em texto, gráficos, infográficos e outros formatos. Essas opções ampliam o leque de aprendizado, deixando as exposições mais interativas para os estudantes.

Como é o diálogo entre estudantes e professores?

A interatividade entre alunos e o corpo docente acontece dentro da AVA, por meio dos fóruns de discussão e troca de mensagens.

No primeiro espaço, o debate gira em torno de posicionamentos e pontos de vista sobre o que foi abordado na disciplina. Já o segundo, a ideia é que cada estudante converse individualmente com o professores e colegas para tirar dúvidas.

Quais os critérios para fazer uma faculdade a distância?

A principal exigência para fazer uma faculdade EAD é ter concluído o ensino médio. O candidato só precisa ter esse nível de formação e apresentar documentação oficial para concorrer a uma vaga em qualquer instituição pública ou privada.

Um curso EAD é mais fácil que o presencial?

O fato de estudar em casa, ou em qualquer outro lugar, pode passar a ideia de que o formato é mais fácil, não exigindo tanto esforço.

Caso esteja pensando dessa forma, saiba que não é assim que funciona. Um curso EAD exige do aluno o mesmo grau de comprometimento que na modalidade presencial.  Em outras palavras, você não estará livre de cronogramas para entrega trabalhos semestrais e provas finais e dedicação aos estudos. Portanto, fique atento.

Não existe nenhum contato presencial com os alunos?

Algumas graduações EAD exigem que os estudantes estejam nas universidades para fazer  provas e participar de alguns encontros pontuais, como seminários e oficinas.

Outros cursos também são compostos por disciplinas práticas, o que também torna obrigatória a presença da turma.

Investir em uma formação EAD é uma alternativa viável, principalmente para quem não consegue ir à faculdade todos os dias, mas busca se qualificar para crescer profissionalmente.

E aí? Está pensando em ingressar em um curso EAD? Temos muitas opções para você!

Nova call to action