shutterstock_1305318388

Como é trabalhar na área de Psicologia?

O mercado de trabalho para a área de Psicologia cresceu muito nos últimos tempos. Além dos cuidados clínicos tradicionais para tratar de distúrbios do comportamento humano, as empresas contratam esses profissionais para atividades como recrutamento e seleção, aconselhamento de carreira, desenvolvimento de campanhas de marketing e administração hospitalar.

Qualquer pessoa que deseje seguir uma carreira em psicologia deve ter um gosto pela leitura e uma boa capacidade de interpretar e analisar textos. Ficou interessado? Confira o mercado de trabalho de Psicologia, quais os melhores setores e onde estudar para seguir essa carreira!

shutterstock_704294779

Psicologia no mercado de trabalho

Os dias em que o Psicólogo trabalhava apenas em consultórios médicos se foram. Hoje, o mercado entendeu que essa é uma profissão fundamental para modelar processos que envolvem pessoas, relacionamentos interpessoais e comunicação.

Em empresas de tecnologia, por exemplo, esse profissional pode atuar em equipes multidisciplinares que analisam dados sobre o comportamento do consumidor, ajudam a criar novos produtos, desenvolvem sistemas operacionais com interface humanizada e melhoram a comunicação com os atendentes de call center, entre muitas outras possibilidades.

O Psicólogo é valioso para essas empresas por fazerem uma boa compreensão da "alma humana". Esta é uma habilidade importante para quem trabalha diretamente com o atendimento ao cliente.

Melhores salários da área de Psicologia

Quem quiser se sair bem no mercado de Psicologia terá que se dedicar muito. Como qualquer campo do mercado, o ambiente é competitivo e, para obter um bom salário, você terá que investir em treinamento de qualidade, seguido de pós-graduação

Escolher uma área pouco explorada também pode valer a pena. Tecnologia e recrutamento podem ser boas escolhas, já que estão em constante crescimento. A área de Recursos Humanos de grandes empresas também oferece ótimas possibilidades de ganhos. Um diretor de RH — um cargo que pode ser ocupado por um Psicólogo, por exemplo - pode receber mais de 50 salários mínimos.

Outros cargos bem remunerados que podem ser ocupados por Psicólogos de RH são:

• Coordenador de Treinamento e Desenvolvimento;
  • Coordenador de Recrutamento e Seleção;
  • Gerente de Treinamento e Desenvolvimento;
  • Gerente de Recrutamento e Seleção.

Meios de ingresso no campo da Psicologia

A Psicologia é uma profissão regulamentada por lei. Só pode ser exercido por quem possui curso de Psicologia completo e reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação). O registro também deve ser obtido no CRP (Conselho Regional de Psicologia).

O curso possui um amplo currículo de disciplinas teóricas e abrange os vários fluxos e áreas da Psicologia, incluindo os vários estágios do desenvolvimento humano, as principais doenças ou distúrbios mentais, a análise e o diagnóstico dos pacientes e, o mais importante, as técnicas e processos psicológicos para prevenção e tratamento das patologias mentais.

A importância da área de Psicologia está na necessidade de compreender como os seres humanos constroem sua história, quais são suas expectativas para o futuro, qual é a sua relação com o passado e o que estão experimentando e construindo no presente. Portanto, se trata de uma profissão extremamente valiosa para a sociedade.

Gostou das nossas dicas? Então, veja agora o que se estuda na faculdade de Psicologia e dê o primeiro passo rumo à sua vida profissional!

O que estudamos na faculdade de Psicologia?