planejamento estratégico em recursos humanos

Como é o papel do planejamento estratégico de Recursos Humanos?

FAPCE.

Apesar do desenvolvimento da área de Recursos Humanos e do mercado em geral, muitas pessoas ainda desconhecem a importância do RH no planejamento estratégico de uma empresa. A maioria dos gerentes ainda acredita na velha ideia de que este departamento se limita a questões burocráticas e, portanto, não deve atuar ativamente em questões de estratégia de negócios.

O papel que o RH desempenha no planejamento estratégico de uma empresa não é óbvio. Então, se você é ou deseja se tornar um profissional nessa área, é essencial entender como a indústria pode contribuir para isso. Nesse contexto, confira a seguir como o RH pode contribuir para a criação de uma boa estratégia empresarial. Veja abaixo!

recursos humanos e o planejamento estrategico

Gestão do conhecimento 

Quando o RH participa ativamente da definição dos principais objetivos e metas organizacionais, pode direcionar os colaboradores da empresa para as áreas em que suas habilidades serão melhor aproveitadas. Além disso, o setor contribui para a eficiência das atividades e processos internos em maior grau.

Capacitação de colaboradores

Ao fornecer as informações e técnicas necessárias para a execução eficaz de atividades funcionais ou o domínio de determinadas tecnologias, os treinamentos corporativos permitem que os profissionais respondam efetivamente às contingências que surgem no dia a dia da empresa. 

Com isso, a equipe poderá não apenas executar suas tarefas com qualidade e cuidado, mas também resolver todas as demandas extras que possam surgir.

Aprimoramento na comunicação interna

A comunicação interna é fundamental para o sucesso de qualquer planejamento estratégico, e a equipe de Recursos Humanos pode ser uma grande facilitadora desse processo. Além de manter os colaboradores informados sobre os objetivos e metas do negócio, facilitando e direcionando as atividades de cada setor, a boa comunicação nas empresas também gera integração, aproximando cada funcionário da organização.

Elaboração do planejamento orçamentário

Cada vez que um funcionário é demitido ou contratado, ou mesmo sai de férias, por exemplo, um novo investimento é feito em treinamento, onde várias despesa devem ser contabilizadas. Assim, sendo o departamento que tem o contato mais direto com essas questões, o RH se torna responsável por repassar esse tipo de informação numericamente para a gerência.

Alinhamento da equipe

Por fim, vale mencionar o importante papel do planejamento do RH estratégico dos negócios, o envolvimento e o alinhamento da equipe. Não basta que a organização tenha os melhores e mais qualificados profissionais, eles deve ser bem aproveitados e canalizados para as áreas certas da empresa. Desse modo, são necessárias ações para manter os colaboradores motivados e comprometidos com o sucesso da empresa como um todo.

Além disso, o departamento de Recursos Humanos também contribui para o planejamento estratégico da empresa, pensando nas melhores maneiras de reter talentos, fortalecendo a cultura organizacional e a marca do empregador. Portanto, precisamos valorizar os funcionários e investir cada vez mais em sua qualidade de vida e satisfação. 

Agora que você entendeu a importância do setor de RH para um bom planejamento estratégico de uma empresa, veja o que se estuda na faculdade de Recursos Humanos EaD!

O que se estuda no curso de  Gestão de Recursos Humanos?

Mais Posts