tecnologia e carreira

Como a tecnologia pode transformar sua carreira?

FAPCE.

Tecnologia e transformação são palavras que estão cada vez mais conectadas. É impossível negar o poder que as novas tecnologias exercem sobre a nossa vida todos os dias, e no mercado de trabalho não seria diferente!

As carreiras são influenciadas pela tecnologia e transformação que ela carrega, na criação de novos cargos e mudanças nas formas de exercer uma função. O papel da tecnologia fica ainda mais evidente ao se observar as ferramentas, softwares e dispositivos com os quais lidamos na nossa rotina diária.

Dentro deste contexto, este artigo busca ajudar a entender como a tecnologia vem influenciando as carreiras e como tirar o melhor proveito desta situação.

tecnologia no trabalho

Tecnologia e comunicação

Os recursos tecnológicos vêm mudando todas as áreas profissionais, como no caso da comunicação, por exemplo. Já imaginou se não existisse a facilidade que temos hoje em nos comunicar via internet? Como seria o marketing das empresas e qual custo isso geraria, sem a possibilidade de utilizar redes sociais e e-mail?

A tecnologia faz com que a comunicação seja instantânea e permite o compartilhamento de muitas informações e documentos de forma rápida e fácil. Assim, torna possível o trabalho via home office, que está sendo cada vez mais tendência em diversos setores.

Ainda, a tecnologia ajuda a aproximar a empresa com seus clientes de formas cada vez mais inovadoras. Atualmente, diversas empresas utilizam os robôs de inteligência artificial, que facilitam e tornam mais rápido e produtivo o atendimento aos clientes. Portanto, aprender a criar e trabalhar com estas ferramentas pode fazer a diferença para a carreira dentro da comunicação.

Como aproveitar a tecnologia para os estudos

Produtividade

A tecnologia traz transformações também para a produtividade, diminuindo o tempo e recursos gastos com burocracia, além de simplificar e otimizar o gerenciamento de informações. Nesse sentido, as principais ferramentas são Big Data, Business Intelligence e a computação em nuvem.

Estas ferramentas ajudam a coletar, armazenar e até mesmo interpretar grande volume de dados, facilitando a compreensão de tendências e padrões que auxiliam na tomada de decisões. Assim, maximiza e torna mais eficiente o desempenho de cada profissional e da organização como um todo.

A computação em nuvem também é uma tecnologia de transformação com relação à comunicação dentro de equipes e à segurança das informações ao dispensar a utilização de mídias físicas para armazenamento e transferência. Estas soluções garantem economia e maior produtividade  para as organizações.

Carreiras mais afetadas

Além dos setores de comunicação, os profissionais da área de tecnologia devem ficar atentos e atualizados com relação às mudanças que os recursos tecnológicos provocam nas carreiras. Este profissional é capaz de desenvolver e promover a transformação, mas também pode ser afetado por ela de forma mais direta.

As carreiras em recursos humanos, gestão de projetos, educação e saúde também podem ser afetadas pela tecnologia e as transformações que ela traz, geralmente de forma benéfica. Inúmeras ferramentas e interfaces facilitam o trabalho destes profissionais e promovem mais eficiência nos seus processos.

Diante deste cenário de grandes e promissoras mudanças é importante buscar adequar a sua carreira a essas tecnologias, e não fugir delas. Por isso, manter-se em constante atualização e aprender a utilizar estas ferramentas da melhor maneira é a saída para que a tecnologia transforme sua carreira de forma positiva.

Que tal fazer parte dessa transformação? Conheça os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Informação da FAP!

Conheça a Faculdade Paraíso do Ceará

Mais Posts