Mulher sorridente que teve sucesso na escolha da profissão

Como a escolha da profissão pode influenciar na vida pessoal?

Com milhares de opções, como escolher a profissão certa? Se você não tem ideia do que deseja fazer em uma graduação, a tarefa pode parecer insuperável.

como se preparar para o vestibular

Veja a seguir alguns passos de um processo organizado que te ajudará a tomar uma boa decisão. Considerando principalmente, o que deve considerar ao decidir em qual faculdade particular estudará.

Leia atentamente e saberá os pontos mais importantes para pensar cuidadosamente no seu próximo passo.

Escolha da profissão

Ao eleger uma determinada profissão ou mudar de carreira, é importante descobrir cuidadosamente quais são seus interesses e ambições. Você pode elaborar isso utilizando um teste de aptidão profissional.

Esse teste fornece uma visão clara de seus talentos e interesses. Também informa em que área de especialização, provavelmente encontrará uma profissão adequada para você.

Seja criterioso

Certifique-se de não adiar tanto esse processo de decisão, porém  não se candidate em qualquer curso de graduação aleatório. Faça uma escolha de carreira bem consciente, pois esse é um dos fatores que determina a sua satisfação na  profissão que você irá atuar.

Considerando a importância desse momento é essencial pensar nas expectativas que você tem em relação ao seu futuro emprego.

Leia mais sobre como escrever um plano de carreira, cursos e projetos da FAP nos tópicos a seguir, tendo em mente uma questão fundamental: o que quero?

Homem sorridente que teve sucesso na escolha da profissão

Escreva um plano de carreira

Elabore um plano de carreira: documento escrito que estabeleça todas as etapas que você precisará executar para alcançar seus objetivos. Pense nisso como um roteiro que o levará do ponto A ao B, depois a C e D.

Anote todas as suas metas de curto e longo prazo e as etapas que você deverá seguir para alcançar cada uma delas. Inclua quaisquer barreiras antecipadas que possam atrapalhar o alcance de seus objetivos — e maneiras de superá-los.

Isso pode parecer muito trabalho - e é, mas é muito mais fácil criar uma carreira quando você sabe o que realmente quer. Ao tomar essas medidas com antecedência, você economizará muita luta e incertezas no seu percurso.

Você pode fazer do seu hobby o seu trabalho

Depois de mapear os propósitos que você tem, responda: quais os motivos que o levaram a optar por determinada carreira, em particular? Você quer ganhar dinheiro ou procura desenvolver suas habilidades em potencial? É ótimo se tiver a oportunidade de conciliar uma profissão com seu hobby ou interesses pessoais.

Normalmente, para quem opta por um trabalho de acordo com suas preferências, o salário não é a motivação mais importante. Há inúmeros exemplos, onde o hobby de alguém se transformou em uma fortuna. Por exemplo, se você gosta de escrever ensaios, um dia poderá se tornar um escritor profissional.

Você nunca sabe o que te espera, portanto, não desista fácil de seus sonhos. É por isso que, pensar bem e pesar todos os prós e contras faz parte dessa etapa. Veja alguns fatores importantes para considerar, tais como:

• Educação de qualidade;
  • Investimento;
  • Experiência de trabalho;
  • Perfil e interesses do profissional;
  • Oportunidades da profissão no mercado de trabalho.

Conexão FAP

O Conexão FAP é um projeto da Faculdade Paraíso do Ceará que tem a missão de levar informações sobre cursos universitários e carreiras profissionais, promovendo experiências e auxiliando os alunos do ensino médio na escolha da profissão.

O projeto tem o objetivo de apresentar aos futuros alunos, a infraestrutura, os cursos da FAP e seus diferenciais. A dinâmica acontece da seguinte maneira: uma equipe vai até às escolas, acompanhada de coordenadores dos cursos esclarecer dúvidas sobre a grade curricular, as disciplinas e áreas de atuação de determinada graduação.

Também pode acontecer de turmas de 2º e 3º ano do Ensino Médio, visitarem as instalações da instituição, laboratórios e conversar com corpo docente presente.

Opções de cursos na Faculdade Paraíso do Ceará

A FAP conta com cursos de graduação presencial, a distância e pós-graduação, veja a seguir as opções:

Somente uma decisão bem ponderada e equilibrada pode salvar o seu futuro profissional. Se você já escolheu a sua carreira e deseja se inscrever para fazer uma graduação, baixe  o E-book: Conheça a Faculdade Paraíso do Ceará.

Conheça a Faculdade Paraíso do Ceará