Mulher sorridente que teve sucesso na escolha da profissão

Como a escolha da profissão pode influenciar na vida pessoal?

Com milhares de opções, como escolher a profissão certa? Se você não tem ideia do que deseja fazer em uma graduação, a tarefa pode parecer insuperável.

Veja a seguir alguns passos de um processo organizado que te ajudará a tomar uma boa decisão. Considerando principalmente, o que deve considerar ao decidir em qual faculdade particular estudará.

Leia atentamente e saberá os pontos mais importantes para pensar cuidadosamente no seu próximo passo.

Homem sorridente que teve sucesso na escolha da profissão

Escolha da profissão

Ao eleger uma determinada profissão ou mudar de carreira, é importante descobrir cuidadosamente quais são seus interesses e ambições. Você pode elaborar isso utilizando um teste de aptidão profissional.

Esse teste fornece uma visão clara de seus talentos e interesses. Também informa em que área de especialização, provavelmente encontrará uma profissão adequada para você.

Seja criterioso

Certifique-se de não adiar tanto esse processo de decisão, porém  não se candidate em qualquer curso de graduação aleatório. Faça uma escolha de carreira bem consciente, pois esse é um dos fatores que determina a sua satisfação na  profissão que você irá atuar.

Considerando a importância desse momento é essencial pensar nas expectativas que você tem em relação ao seu futuro emprego.

Leia mais sobre como escrever um plano de carreira, cursos e projetos da FAP nos tópicos a seguir, tendo em mente uma questão fundamental: o que quero?

Escreva um plano de carreira

Elabore um plano de carreira: documento escrito que estabeleça todas as etapas que você precisará executar para alcançar seus objetivos. Pense nisso como um roteiro que o levará do ponto A ao B, depois a C e D.

Anote todas as suas metas de curto e longo prazo e as etapas que você deverá seguir para alcançar cada uma delas. Inclua quaisquer barreiras antecipadas que possam atrapalhar o alcance de seus objetivos — e maneiras de superá-los.

Isso pode parecer muito trabalho - e é, mas é muito mais fácil criar uma carreira quando você sabe o que realmente quer. Ao tomar essas medidas com antecedência, você economizará muita luta e incertezas no seu percurso.

Você pode fazer do seu hobby o seu trabalho

Depois de mapear os propósitos que você tem, responda: quais os motivos que o levaram a optar por determinada carreira, em particular? Você quer ganhar dinheiro ou procura desenvolver suas habilidades em potencial? É ótimo se tiver a oportunidade de conciliar uma profissão com seu hobby ou interesses pessoais.

Normalmente, para quem opta por um trabalho de acordo com suas preferências, o salário não é a motivação mais importante. Há inúmeros exemplos, onde o hobby de alguém se transformou em uma fortuna. Por exemplo, se você gosta de escrever ensaios, um dia poderá se tornar um escritor profissional.

Você nunca sabe o que te espera, portanto, não desista fácil de seus sonhos. É por isso que, pensar bem e pesar todos os prós e contras faz parte dessa etapa. Veja alguns fatores importantes para considerar, tais como:

• Educação de qualidade;
  • Investimento;
  • Experiência de trabalho;
  • Perfil e interesses do profissional;
  • Oportunidades da profissão no mercado de trabalho.

Conexão FAP

O Conexão FAP é um projeto da Faculdade Paraíso do Ceará que tem a missão de levar informações sobre cursos universitários e carreiras profissionais, promovendo experiências e auxiliando os alunos do ensino médio na escolha da profissão.

O projeto tem o objetivo de apresentar aos futuros alunos, a infraestrutura, os cursos da FAP e seus diferenciais. A dinâmica acontece da seguinte maneira: uma equipe vai até às escolas, acompanhada de coordenadores dos cursos esclarecer dúvidas sobre a grade curricular, as disciplinas e áreas de atuação de determinada graduação.

Também pode acontecer de turmas de 2º e 3º ano do Ensino Médio, visitarem as instalações da instituição, laboratórios e conversar com corpo docente presente.

Opções de cursos na Faculdade Paraíso do Ceará

A FAP conta com cursos de graduação presencial, a distância e pós-graduação, veja a seguir as opções:

Somente uma decisão bem ponderada e equilibrada pode salvar o seu futuro profissional. Se você já escolheu a sua carreira e deseja se inscrever para fazer uma graduação, baixe  o E-book: Conheça a Faculdade Paraíso do Ceará.

Nova call to action