pesquisa.jpg

Como a educação superior contribui para o Brasil?

Em um mundo cada vez mais globalizado, uma população com uma educação superior torna-se a chave para o desenvolvimento econômico. É um elemento fundamental para melhorar o potencial competitivo em diversos mercados, desenvolvimento da produção interna e um fator relevante para o aumento da renda per capita.

Isso não poderia ser diferente no Brasil, apesar dos muitos obstáculos estruturais. Por isso, separamos em quatro tópicos como a educação superior é importante, não apenas para o estudante, mas para a sociedade brasileira como um todo.

Continue conosco e entenda os diversos pontos positivos que ela traz para o país!

escolher curso (2)

Cria novos profissionais capacitados

Na última década, o mercado de trabalho modificou-se rapidamente. Enquanto muitas profissões ficaram obsoletas, outras surgiram e rapidamente tornaram-se parte importante dentro das companhias. O melhor meio de preparar-se para atender a essas demandas do mercado é cursando o ensino superior.

Como estudar para a faculdade

Colabora como o desenvolvimento econômico da sociedade

Profissionais com educação superior têm mais possibilidades de conquistar cargos mais elevados e, por consequência, salários maiores. Isso é comprovado por meio de pesquisas que apontam que trabalhadores com diploma possuem rendimentos três vezes maior do que os cidadãos que não tiveram oportunidade de continuar os estudos.

Com isso, pessoas com maior grau de instrução - e melhores salários - têm impacto na renda familiar per capita dos municípios, possibilitando acesso a produtos e serviços com valores mais elevados, influenciando diretamente na quantidade de dinheiro que circula dentro do país e mantém a economia ativa.

Melhora a produtividade das empresas e indústrias

Por conta do ensino superior e da pós-graduação, o profissional possui um extenso conhecimento sobre a área de atuação na qual está envolvido. Essa expertise é essencial para criar novos caminhos e inovações que colaboram com o desenvolvimento de diversos setores. E, naturalmente, empresas que possuem profissionais bem qualificados conquistam melhores resultados - e lucros - o que contribui com o crescimento do país.

Criação de polos de inovação

O aumento da qualificação e da produtividade em determinados mercados são elementos que colaboram para o investimento em inovações. Por exemplo, assim como os Estados Unidos possuem o Vale do Silício, o Brasil tem o parque tecnológico Porto Digital, localizado em Recife, capital de Pernambuco.

Maior polo de inovação tecnológica no Brasil, o espaço atrai startups e grandes multinacionais que investem em fábricas e centros de pesquisa que movimentam cerca de R$ 1,6 bilhão ao ano. Isso só pode acontecer por conta da mão de obra qualificada por meio da educação superior na área de tecnologia.

Seja no Brasil ou em qualquer outra parte do mundo, o investimento em educação superior sempre será um elemento importante para o crescimento de um país.

Como visto acima, o ensino superior promove oportunidades, colabora com o aumento da renda per capita e também influencia na economia de uma nação.

Talvez seja a hora de pensar no seu futuro - e o do país. Confira agora mais 5 motivos para fazer uma faculdade agora!

ACESSE NOSSO SITE!