shutterstock_535706338

As principais novas áreas de atuação para quem faz Direito

FAPCE.

Você acabou de decidir fazer um curso superior em Direito, mas já sabe que não deseja seguir a rotina diária de advogado, que, entre outros, consiste em ir ao fórum, monitorar prazos e preparar peças jurídicas? Saiba que há muitas opções para usar seu título e experiência recém-adquirida sem ter que se tornar um advogado.

Continue acompanhando este artigo e confira a seguir as mais recentes e promissoras áreas do Direito!

shutterstock_1071019982

Magistratura

Se você é do tipo de pessoa que gosta de decidir, ser juiz pode ser a melhor alternativa. A diversidade de oportunidades desses profissionais no país é enorme, pois há diversas instâncias e não raramente são abertas novas vagas todos os anos, em virtude da  quantidade de aposentadorias. 

Você pode ser um juiz federal, que atuará em ações nas quais a União e sua administração indireta são partes interessadas, bem como em questões de nacionalidade e naturalização, direitos indígenas, organizações internacionais, entre outros assuntos de interesse nacional, ou, ainda, poderá ser um juiz estadual, que atua em causas de competência da Justiça Estadual. 

Defensoria

Embora o defensor público seja advogado, ele é vinculado ao Estado, também chamado de advogado público. As oportunidade de vagas na  Defensoria Pública cresceu no Brasil, principalmente com a recente abertura de unidades em todo o País, bem como a estruturação de cargos e salários na área administrativa e a melhoria dos centros de atendimento ao cliente. 

Portanto, essa é mais uma opção de carreira para quem pretende iniciar a graduação em Direito. Entre as principais funções, está a consultoria jurídica gratuita para pessoas que se declararem incapazes de contratar um advogado.

Delegado

Ser delegado nos níveis federal e estadual é para os amantes da ação. O delegado civil atua na polícia judiciária, no segmento da segurança pública e da preservação da ordem. Suas principais atividades são presidir as investigações e realiza prisões no ato, entre outras atividades de natureza administrativa. 

Já o delegado federal, por outro lado, atua  entre outras coisas, em investigações e prisões relacionadas a questões inseridas no âmbito de investigação da União. Exemplo disso é o tráfico internacional de drogas ou de pessoas; ameaça a indígenas, dentre outros. 

Docência

Se você tem a aptidão para ser professor, essa é uma área a ser considerada. A oferta de cursos em todo o País aumentou bastante e a exigência de ter pelo menos o mestrado aumentou a oferta desses cursos. 

Essas são apenas algumas das possibilidades de carreira disponíveis para quem está prestes a começar a faculdade de Direito. Portanto, isso não significa que essas serão suas únicas alternativas, porém, sabendo como é o mercado de trabalho, será mais fácil decidir qual caminho trilhar em sua vida profissional.

Gostou desse conteúdo? Então veja agora como é o curso de Direito!

QUERO SABER COMO É O CURSO DE DIREITO!

Mais Posts