Jovem garota usando dicas de estudo para o vestibular

As melhores dicas infalíveis para passar no Vestibular

Se o autoconhecimento foi fundamental na hora de se inscrever para o curso superior escolhido, conhecer um pouco mais sobre você também o ajudará a se preparar para o exame. Afinal, passar em um vestibular concorrido é um dos maiores desafios, logo após a escolha da profissão.

como se preparar para o vestibular

Muitos estudantes não conseguem a sonhada vaga na universidade de primeira e acabam desistindo. Contudo, para evitar que você caia nesse cenário, elaboramos este conteúdo com dicas de vestibular. Com elas, certamente conseguirá se preparar para o vestibular e conquistará o seu lugar no curso desejado. Confira a seguir as nossas dicas!

Identifique seu estilo de estudo

Essa é a primeira das nossas dicas de estudo para o vestibular. Existem vários métodos de estudo, mas nem sempre o que é bom para o seu amigo funcionará para você. Alguns preferem estudar em horários determinados, ou um ou dois assuntos por dia.

Outros optam pelo ciclo de estudo, onde não definem um assunto por dia, mas um tempo para cada assunto, passando para o próximo apenas quando terminam o anterior. Você aprende melhor com vídeo-aulas ou precisa da sala de aula? Depois de pensar nessas questões, defina suas metas e estabeleça um plano de estudo.

Jovem garota utilizando dicas para o vestibular

Familiarize-se com a metodologia

Além de planejar bem, definindo o método de estudo e sempre revisando é necessário praticar o vestibular. Somente então você será capaz de ver se o conhecimento está realmente sendo assimilado e ter uma noção de como está seu desempenho, além de identificar os pontos que precisam ser reforçados.

Tente responder a várias perguntas sobre o assunto e não deixe de fazer as perguntas dos exames dos vestibulares anteriores ao seu, para que você saiba onde está pisando.

Crie uma rotina para as revisões

Outra de nossas dicas de vestibular é estabelecer uma rotina para revisar o conteúdo. Essa é a chave para ser aprovado de primeira na seleção. Não adianta estudar sem parar e nunca revisar o conteúdo passado, pois nosso cérebro esquecerá facilmente o que não foi reforçado.

O ideal é estabelecer momentos para recapitular o assunto visto. Antes de iniciar um novo capítulo, revise o que você estudou anteriormente e, pelo menos uma vez por semana, revise todo o conteúdo.

Como aproveitar a tecnologia para os estudos

Prepare-se fazendo simulados

As dicas de redação para vestibular que também ajudam bastante é fazer simulados. No site da universidade costumam existir testes baseados nas seleções anteriores. Faça os cadernos de perguntas dos últimos três anos e finalize o teste dentro das regras do exame de admissão, dentro do tempo adequado, em um local calmo e usando apenas o material que será permitido no dia.

Faça mapas mentais e crie resumos

Alguns conteúdos precisam apenas de uma leitura completa para assimilar, mas existem aqueles que só entram no nosso cérebro de uma vez por todas depois de várias revisões. Resumos e mapas mentais são ótimas maneiras de esclarecer conteúdo difícil. Escolha um método e adote.

Essas são algumas de nossas dicas de vestibular para que você consiga passar no exame de primeira. Outra sugestão para o momento da prova é finalizar logo as questões sobre os temas que você possui mais facilidade e deixar as mais difíceis para o final. Assim, evitará imprevistos e poderá concluir o teste com tranquilidade.

Gostou das nossas dicas? Então veja agora como organizar seus estudos e passar no vestibular!

Quero aprender a organizar meus estudos!