shutterstock_782842939

As áreas principais de atuação da Engenharia de Produção

FAPCE.

A Engenharia de produção, entre os tipos de engenharia, aparece como uma aposta segura para uma carreira de sucesso. Em poucas palavras, podemos dizer que o profissional de Engenharia de Produção é quem cuida dos processos de produção necessários ao funcionamento das empresas.

Curso de Engenharia de Produção

Caso você tenha o desejo de fazer o curso de Engenharia de Produção, saiba que a principal função de um profissional do ramo é alcançar alta produtividade, otimizando recursos e reduzindo custos de maneira sustentável. Assim como qualquer outro setor do mercado, as possibilidades de atuação para essa área são inúmeras. Veja quais são elas a seguir!

Logística

Aqui, o engenheiro de produção trabalha no gerenciamento de transporte e manuseio de carga, armazenamento e controle de estoque de produtos e insumos. Ele é encontrado em cargos em gerenciamento da cadeia de suprimentos, gerenciamento de inventário, análise de sistemas de logística, transporte e distribuição de produtos e assim por diante.

Operações

Essa área se concentra em projetos, operações e melhorias no sistema, os quais que criam os principais produtos da empresa — bens ou serviços. Os setores de atuação que mais se destacam são os de produção, planejamento e controle, manutenção e segurança, organização industrial, entre outros.

shutterstock_1250601016

Qualidade

Mais uma entre as áreas de Engenharia de Produção, o profissional cuida dos sistemas de gestão da qualidade, incluindo planejamento, design e controle. Além de processos voltados para a excelência de produtos e serviços, o profissional observa a execução dos processos dentro dos padrões, certificações de qualidade, confiabilidade e segurança do meio ambiente.

Produto

O profissional é dedicado a ferramentas e processos inovadores para o lançamento de novos produtos, desde a sua criação até o mercado. Isso inclui projetar e desenvolver o produto, construir e testar protótipos, calcular custos, planejar e coordenar atividades de lançamento e assim por diante.

Sustentabilidade

Nesse campo, o engenheiro de produção trabalha no uso de recursos naturais, tratamento e recuperação de resíduos e na implementação de sistemas de gestão ambiental. Sempre atua dentro dos princípios da sustentabilidade, na preservação dos recursos naturais e na responsabilidade social. Além disso, o setor possui algumas subdivisões, a exemplo da gestão ambiental, responsabilidade social, desenvolvimento sustentável etc.

Essas são algumas das opções de carreira disponíveis para quem fez a faculdade de Engenharia de Produção. Independentemente da área que você escolher, esteja ciente de que a graduação por si só não será suficiente para prepará-lo para os desafios do mercado. Afinal, as habilidades pessoais e o conhecimento extracurricular de hoje pesam cada vez mais nos processos de seleção. 

Por isso, busque meios de se qualificar, como workshops, congressos, palestras, cursos online ou mesmo considere a possibilidade de investir em uma pós-graduação. No Brasil, um engenheiro de produção graduado e especializado em alguma dessas áreas ganha entre R$3.000,00 e R$9.500,00 em média. Entretanto, esses valores mudam de acordo com o porte da empresa e o tempo de experiência do profissional.

Gostou deste conteúdo? Então entenda o que se estuda na carreira de Engenharia de Produção e dê o primeiro passo rumo à sua vida profissional!

O que se aprende em Engenharia de Produção?

 

 

Mais Posts