atuação em ciências contábeis

As 5 possibilidades de atuação na carreira em Ciências Contábeis

FAPCE.

Você já pensou em seguir uma carreira em Ciências Contábeis, mas não tem ideia do que fará com sua graduação depois de se formar? Saiba que você não é a única pessoa com essas dúvidas, afinal, a área da contabilidade é bastante ampla, por isso, decidir um caminho a seguir não é tarefa fácil.

Neste post, apresentaremos algumas possibilidades de atuação para quem pretende fazer o ensino superior nessa área. Acompanhe a seguir para saber mais sobre cada profissão. Veja!

áreas de atuação em ciências contábeis

Auditoria

Na profissão de auditor, sua principal atividade será revisar as demonstrações financeiras para garantir que estejam corretas e de acordo com os princípios contábeis. Há dois tipos de auditor: o interno e o externo. O auditor interno trabalha em nome da empresa, principalmente com foco preventivo e corretivo, para manter toda a contabilidade "alinhada". 

Enquanto isso, o auditor externo geralmente é chamado por terceiros, quando há algo muito importante acontecendo, como quando a empresa está sendo vendida. Nesses casos, o auditor deve encontrar qualquer erro, intencional ou não, nas informações contábeis.

Consultoria

Outra possibilidade é trabalhar com serviços e consultoria. Uma alternativa interessante é abrir seu próprio escritório e procurar clientes. Muitas empresas não têm um funcionário com esse treinamento e preferem terceirizar essa atividade. As empresas de auditoria, portanto, têm um excelente potencial de ganhos. No entanto, você deve aprender como administrar seus negócios.

Controladoria

Com uma graduação em Ciências Contábeis também há a possibilidade de trabalhar como controlador. Nesta posição, você ficará responsável por analisar as informações financeiras da empresa. O controlador, ao contrário do contador do escritório, não faz apenas relatórios e registros. Sua principal atividade é usar informações passadas de desempenho financeiro como base para o planejamento, a fim de promover o crescimento futuro dos negócios.

Perícia contábil

O setor da perícia contábil ainda está em expansão. Aqueles que trabalham neste campo se dedicam a trazer informações contábeis para ajudar o juiz a alcançar uma solução justa nos processos judiciais. Por exemplo: imagine que o promotor quer entrar com uma ação penal contra um banco  por sonegação de impostos. A partir disso, o especialista em contabilidade revisará os extratos bancários e gerará um relatório com informações para identificar se a instituição financeira é culpada ou não da cobrança.

Setor público

Com um diploma em contabilidade, você pode concorrer a vários cargos no setor público. Muitas seleções exigem ensino superior em qualquer área. No entanto, se você tiver a graduação e um registro de contador emitido pelo Conselho Federal de Contabilidade  (CFC), também poderá participar dos concursos da área.

Como você pode notar, existem diversas opções de carreira na área das Ciências Contábeis. Mas, depois de ter lido esse artigo, você, com certeza, conseguirá escolher seu caminho mais facilmente. Também é interessante destacar que, além da possibilidade de cursar uma graduação tradicional, há a o curso de Ciências Contábeis a distância, onde a formação EaD possui a mesma relevância de uma formação presencial.

Gostou deste conteúdo? Então, caso tenha se interessado pela área, descubra agora se vale a pena  fazer uma faculdade de Ciências Contábeis EaD!

Vale a pena cursar Ciências Contábeis Ead?

Mais Posts