Grupo de estudantes engajados para ingressar no mercado de trabalho

Aprimore-se durante sua graduação e ingresse no mercado

FAPCE.

A vida de um recém-graduado significa enfrentar uma série de novos desafios profissionais. Se iniciar uma faculdade e concluir o curso foram tempos difíceis, ingressar no mercado de trabalho e conseguir um bom emprego pode ser ainda mais complicado. A pergunta que muitas pessoas se fazem quando recebem o diploma é: "E agora, como aplicar os estudos na prática?". 

Como estudar para a faculdade

Hoje, ter apenas a graduação não é o suficiente para garantir o sucesso de uma carreira. Ela deixou de representar um diferencial competitivo e passou a ser um requisito básico para quem deseja boas oportunidades. 

Quer saber como aprender a estudar melhor para conquistar seu lugar no mercado? Confira as dicas que trouxemos neste post!

Organize sua rotina pessoal

Muitos estudantes acreditam que a aprovação no vestibular é o maior obstáculo de suas vidas. O que eles não sabem é que a universidade traz ainda mais desafios, especialmente para aqueles que não conseguem conciliar seus estudos com suas vidas pessoais. Durante os períodos de exames, seminários e estágios, a situação fica ainda mais complicada, o que pode motivar muitas pessoas a desistirem no meio da graduação.

É perfeitamente possível conciliar sua vida privada, seus hobbies, atividades de lazer e passeios com seus estudos. Mantenha-se organizado e siga algumas dicas para aprender como aproveitar os estudos da melhor forma possível:

  • Sempre mantenha uma agenda com as atividades diárias mais importantes; 
  • Dedique algumas horas por dia estudando tópicos que você considera difíceis ou revisando textos; 
  • Não fique conectado durante seus estudos; 
  • Reserve os passeios e festas para os fins de semana; 
  • Não deixe acumular tarefas perto da data de entrega; 
  • Pratique atividade física e durma pelo menos 8 horas por noite.

Escolha uma faculdade renomada

A escolha do corpo docente afeta diretamente seu desempenho na graduação, sua preparação para uma performance profissional e sua reputação no mercado de trabalho. Sim, as empresas ainda avaliam a tradição, currículo e corpo docente de uma universidade para definir a competência de seus futuros profissionais.

Pode parecer injusto que suas habilidades sejam determinadas pela instituição em que você estudou, mas essa é uma realidade no mercado de trabalho que sabe que uma universidade respeitável oferece infraestrutura, ensino e nível de demanda de seus alunos. Se realmente se preparar para isso, você será um excelente profissional no futuro.

Antes de escolher uma instituição educacional, avalie seus professores, a avaliação do MEC (Ministério da Educação) e o desempenho de seus alunos em exames nacionais como o Enade. Infra-estrutura, cursos de extensão e horário de trabalho no campo acadêmico também são aspectos fundamentais na escolha.

Participe de atividades extracurriculares

A pessoa mais importante que define seu desempenho no ensino superior é você mesmo. Por isso, é importante investir em seu próprio conhecimento durante seus estudos. A universidade sozinha não pode oferecer todo o treinamento necessário para ingressar no mercado de trabalho no futuro.

Participe de atividades extracurriculares oferecidas no seu curso: palestras, especializações, workshops. Todo o conhecimento é bem-vindo, mas é importante focar no que é relevante para seu campo de atuação e que possa enriquecer seu currículo profissional a longo prazo.

Por exemplo, se sua formação é na área de tecnologia, examine as tendências dos próximos anos, como a Internet das Coisas ou Marketing de Conteúdo e comece a estudar esses assuntos. O mercado está se tornando cada vez mais competitivo e você precisa se manter atualizado para fazer a diferença.

Invista em um ou mais cursos de idiomas

Se um conhecimento de um segundo idioma, como inglês, francês ou espanhol, foi uma diferença para as empresas há alguns anos, ele já é considerado fundamental e exigido pelos especialistas atualmente. O aprendizado de outros idiomas não apenas oferece boas oportunidades de emprego, mas também pode melhorar as experiências pessoais.

Use seu tempo enquanto estiver na faculdade para utilizar outros métodos de estudo. Você certamente falará um ou mais idiomas fluentemente ao final de seus estudos. O conhecimento de outros idiomas aumenta as expectativas profissionais e "abre sua mente" para novas oportunidades para sua carreira e vida pessoal.

Também oferece a possibilidade de viajar de forma mais independente, conhecer outras culturas e se comunicar com pessoas de outras realidades.

pos graduacao ganha mais

Defina seus objetivos profissionais

Você, melhor do que ninguém, sabe que a pressão para entrar rapidamente em uma universidade é enorme. Como consequência, muitos jovens acabam escolhendo um curso sem avaliar adequadamente se a área condiz com seus objetivos. Sendo assim, é comum que muitos estudantes universitários fiquem descontentes com suas formações e perspectivas para o futuro.

Portanto, é importante definir uma meta realista para sua carreira durante a graduação. Você está satisfeito com o seu curso? Você se vê nessa profissão pelos próximos dez anos? 

Se você responder não a essas perguntas, talvez seja hora de repensar sua escolha. O acesso ao ensino superior está se tornando cada vez mais democrático e nunca é tarde para recomeçar.

Ao colocar em prática tudo o que dissemos neste conteúdo, irá lhe ajudar a ingressar no mercado de trabalho mais facilmente após a graduação. Por isso, busque se manter atualizado sobre a sua área de atuação, mesmo durante a faculdade, e evite limitar seu aprendizado a somente o que viu durante o curso. Dessa forma, você saberá identificar com mais facilidade o que o mercado deseja e será capaz de conquistar sua vaga com mais agilidade.

Gostou das nossas dicas? Então, assine a nossa newsletter para receber em primeira mão mais conteúdos incríveis como este!

Veja a importância do estágio na sua formação!

Mais Posts