analistas de sistemas ucb.jpg

Análise e Desenvolvimento de Sistemas: o que faz?

FAPCE.

Gosta de cálculos, informática e possui raciocínio rápido e lógico? Além disso, adora resolver grandes quebra-cabeças? Essas podem ser algumas habilidades essenciais para quem pretende cursar Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) e embarcar neste mercado cada vez mais aquecido por conta da Tecnologia da Informação (TI).

Empresas privadas, indústrias e órgãos públicos estão sempre em busca de profissionais qualificados para esta atividade que se tornou essencial em todos os setores. E ainda por ser uma área em crescimento, ela se torna uma excelente oportunidade para os jovens e pessoas com afinidade com informática.

Descubra neste breve guia um pouco sobre o curso tecnólogo e o cotidiano de um profissional formado nesta área. Quem sabe esta não é a profissão que você está à procura?

analise e desenvolvimento de sistemas

O que é Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas prepara o profissional para as principais atividades exigidas pelo mercado. Como por exemplo, criação de soluções informatizadas,  integração de novas tecnologias e desenvolvimento de aplicativos como recurso para atender às necessidades de uma empresa ou grupo em especial.

Ao longo dos cinco semestres,  o futuro tecnólogo vai desenvolver a capacidade de analisar, projetar e desenvolver sistemas informatizados. O que envolve a estruturação de banco de dados e sistemas de informática, codificação de programas, desenvolvimento de softwares e criação de interfaces gráficas.

E para isso, o aluno vai adquirir conhecimentos importantes sobre programação, estrutura de dados, gestão de sistemas de informação e arquitetura de redes de computadores. Além de estudar matérias relacionadas à área de exatas mas direcionadas para a informática, como matemática para computação, lógica de programação.

 
 
VEJA TAMBÉM
 

Quais são as áreas de atuação do analista de sistemas?

O mercado de Análise e Desenvolvimento de Sistemas oferece muitas oportunidades e  diferentes tipos de atuação para o profissional. Separamos algumas das mais conhecidas e suas funções:

  • Desenvolvimento de sistemas: Criação, implementação e manutenção dos sistemas informatizados. Utilizando muito dos conhecimentos adquiridos no curso, como os tipos de linguagem mais adequadas para desenvolver os projetos em questão e suas metodologias.
  • Administração de bancos de dados: Criação e gerenciamento dos softwares de armazenamento de informações. O profissional também monitora o funcionamento e atua fazendo melhorias e atualizações do sistema.
  • Administração de redes: Configuração dos sistemas informatizados, visando a proteção das redes e informações que circulam dentro de uma empresa, por exemplo.
  • Analista de suporte: É um profissional que realiza um suporte de estrutura física. Trabalha com a manutenção dos computadores, desenvolvimento da estrutura de redes e cabos, além da instalação dos sistemas e outros softwares.

Em todos os casos, após o fim do curso é fundamental que o profissional esteja sempre atualizado sobre as técnicas e soluções, além das linguagens de programação e sistemas operacionais. Isso será importante para desenvolver projetos mais modernos e práticos para as empresas ou clientes. E assim manter a carreira aquecida.

Está pronto para este desafio?

Atualmente, vivemos em uma era de transformação digital com novas tendências surgindo quase que diariamente. Por conta disso, o setor de TI está sempre com portas abertas para jovens profissionais que desejam ser responsáveis trazer inovação e soluções criativas. A recomendação é se preparar e estar qualificado para atender essa demanda do mercado.

Se interessou por esse incrível mundo do tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e quer encarar esse desafio na área de TI? Então, conheça mais sobre o curso da FAP e inscreva-se no VestFap 2019!

Nova call to action

Mais Posts