Profissionais de Administração e Ciências Contábeis: duas carreiras com semelhanças

Administração e Ciências Contábeis: o que há em comum?

FAPCE.

É normal que o estudante que está prestes a entrar na vida universitária tenha dúvidas a respeito de qual curso escolher. Afinal, as opções são inúmeras e essa é uma decisão que não podem ser tomadas às pressas. Para aqueles com afinidade na área das Ciências Humanas, os cursos de Administração e Ciências Contábeis são um dos mais concorridos.

Ambos são oferecidos por várias instituições de ensino superior e oferecem grande oferta de emprego. Contudo, muitos ainda confundem essas duas profissões, visto que possuem atividades semelhantes no mercado de trabalho.

Se você está pensando em se formar em uma dessas áreas, acompanhe este conteúdo para entender suas principais semelhanças e diferenças antes de decidir. Veja a seguir!

Quanto ganha um profissional de Administração ou Ciências Contábeis numa grande empresa?

Profissionais de Administração e Ciências Contábeis: duas carreiras com semelhanças

Ambas as áreas oferecem ótimas oportunidades de emprego para seus profissionais. Afinal, qualquer empresa, independentemente do porte, necessite desses dois especialistas. Em geral, o salários médio de um administrador é de 2.747 reais. Já os ganhos de um contador é de 7.562 reais mensais.

Entenda um pouco sobre o curso de Administração

O curso de Administração (na modalidade presencial ou a distância/semipresencial) dura cerca de 4 anos, podendo se estender em até 7 anos. Como a profissão exige conhecimento em várias áreas, o currículo é bastante amplo. Durante a graduação, os alunos estudam muitas disciplinas, como Administração Financeira, Contabilidade, Estatística Básica, Filosofia e Ética, Gestão de Pessoas, Gestão Tributárias, entre outras.

A graduação capacita profissionais com uma visão global de todos os tipos de organizações, como empresas privadas, órgãos públicos e organizações não-governamentais. O administrador deve entender o funcionamento de uma empresa como um todo. Sendo assim, os cursos oferecem um currículo multidisciplinar, desenvolvendo no futuro profissional noções de finanças, gestão de pessoas etc.

Caso você escolha cursar Administração na FAP (Faculdade Paraíso do Ceará), por exemplo, terá acesso à uma biblioteca de obras clássicas e contemporâneas que fazem parte da bibliografia básica apresentada pelo MEC, além de quatro modernos laboratórios de informática. 

Outro destaque é a Plataforma Consultoria e Projetos, uma empresa júnior composta por estudantes que prestam serviços a empresas públicas e privadas sob a supervisão de professores e coloca em prática os conhecimentos adquiridos durante o curso.

Curso de Administração EaD

Conheça mais sobre o curso de Ciências Contábeis

A faculdade de Ciências Contábeis forma profissionais focados em apenas uma das áreas que compõem uma empresa: a contabilidade. Nesse setor, o profissional é responsável por garantir a saúde econômico-financeira da organização, razão pela qual lida com entradas e saídas de dinheiro e seus impactos na empresa, sejam presentes ou futuros.

O contador é capaz de analisar e entender o funcionamento de instituições com propósitos totalmente diferentes. O curso de Ciências Contábeis possui duração de 4 anos sendo oferecido no ensino a distância ou semipresencial e engloba várias disciplinas, como Auditoria Contábil, Análise de Demonstrações Contábeis etc.

Curso de Ciências Contábeis EaD

Veja quais são as obrigações de um administrador

Entre as principais diferenças dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, podemos destacar as suas funções. Depois de terminar a faculdade EaD ou presencial, o administrador poderá gerenciar os recursos financeiros, materiais e humanos de uma empresa. 

Em uma organização ou instituição sem fins lucrativos, a missão desse profissional é participar da definição de ações importantes. Isso significa que ele deve participar do planejamento estratégico. Se uma organização não tiver objetivos e ações para alcançá-los, não poderá fazer um bom trabalho e consolidar sua imagem no mercado.

O administrador também é responsável pelo relacionamento entre a instituição e os funcionários. Portanto, deve contribuir para a elaboração do plano de cargos e salários, a inclusão de benefícios e a criação da política de recrutamento e seleção, além da aplicação da avaliação de desempenho. 

Esse profissional ainda pode atuar no segmento de compras, onde gerencia o relacionamento com fornecedores, realiza cotações de preços e controla estoques. Também  pode contribuir para o bom desempenho do setor de vendas. 

As campanhas de marketing e a política de preços devem ter a participação de um administrador. Caso contrário, há um alto risco de que as iniciativas não produzam os resultados esperados.

Descubra quais são as atividades de um contador 

Um contador tem a grande responsabilidade de verificar as contas da organização. Para fazer isso, ele deve registrar e acompanhar receitas, despesas, lucros e quaisquer prejuízos. 

Esse profissional analisa o patrimônio da empresa e o cumprimento das obrigações fiscais — pagamento de impostos, taxas etc. Por esse motivo, possui grande relevância na avaliação dos investimentos a serem realizados, na definição de medidas para controle de despesas e na elaboração do orçamento.

Se uma instituição não possui um contador qualificado para fazer o planejamento financeiro,  corre um sério risco de ficar endividada e incapaz de manter suas ações, sendo obrigada a fechar suas portas. 

O contador também é um profissional muito útil para pessoas físicas. Dependendo da renda e do trabalho realizado é necessário o apoio desse profissional para registrar a declaração de Imposto de Renda. Afinal, deve-se evitar problemas com a Receita Federal para não pagar multas que possam comprometer o orçamento familiar.

Confira as perspectivas de mercado para as duas áreas

As duas profissões oferecem ótimas oportunidades de trabalho para seus profissionais. Tanto os administradores como contadores podem atuar em segmentos como bancos, comércios, entidades esportivas — gerenciando times profissionais de futebol, vôlei etc. — hotéis, hospitais, indústrias, grandes empresas de serviços, organizações não governamentais e outras.

Esses profissionais também podem trabalhar em empresas privadas focadas em gestão de recursos humanos, logística e marketing. Se houver um foco em aprender e criar uma rede de contatos, o administrador e o contador terão um alto nível de empregabilidade. 

Veja também:

Para quem gosta de compartilhar conhecimentos e experiências é possível dar aulas para estudantes universitários. Dependendo da rotina, é possível trabalhar em uma empresa e em uma faculdade ao mesmo tempo, o que é ótimo para aumentar os ganhos.

Porém, se estiver em busca de um emprego com mais estabilidade, um alternativa é prestar concurso público. Prefeituras e repartições federais realizam frequentemente seleções para a contratação de administradores e contadores.

Essas são as maiores semelhanças e diferenças entre os cursos de AdministraçãoCiências Contábeis. Independentemente de qual deles você escolher, é importante selecionar uma faculdade bem avaliada pelo MEC (Ministério da Educação). Você pode optar, por exemplo, por um dos cursos da FAP, que oferece essas e outras graduações em diversas modalidades: cursos presenciais, graduação semipresencial e EaD.

Já decidiu qual desses cursos fazer? Então, se inscreva no processo seletivo da FAP e dê o primeiro passo rumo à sua carreia de sucesso!

Quero me inscrever!

Mais Posts