Profissional que segue a carreira em Nutrição

5 características que você deve seguir na carreira de Nutrição

FAPCE.

Você sabe quais as habilidades mais valorizadas na carreira de Nutrição? Os nutricionistas, devem saber planejar programas de alimentação, supervisionar a preparação e a porção de refeições.

Para isso, precisam possuir características que os ajudam a prevenir e tratar doenças, bem como promover hábitos alimentares saudáveis.

Profissional que segue carreira em Nutrição

Atuação do nutricionista

Os nutricionistas fornecem ferramentas e conhecimento técnico relacionado ao equilíbrio na alimentação, podendo atuar em várias áreas, inclusive na saúde pública, no setor privado, educação e pesquisa.

Ao contrário de outros especialidades profissionais que atuam principalmente com pessoas doentes ou cuja saúde é afetada, como condições como alergias alimentares, desnutrição ou diabetes, quem escolhe uma graduação em nutrição, trabalha principalmente com pessoas saudáveis.

Os nutricionistas podem estar envolvidos na educação de indivíduos ou grupos, na formulação de políticas para moldar o aconselhamento nutricional. Ou então, podem estar em contato direto com público, prestando atendimentos em consultórios ou clínicas, depende da natureza precisa do papel.

As principais responsabilidades do trabalho incluem:

  • pesquisar como as funções do corpo são afetadas pelo suprimento de nutrientes;
  • investigar a relação entre genes e nutrientes;
  • estudar como a dieta afeta o metabolismo;
  • examinar o processo de nutrição e a associação entre dieta, doença e saúde;
  • fornecer aconselhamento de saúde e promover uma alimentação saudável; aconselhar sobre dietas especiais;
  • educar os profissionais de saúde e o público sobre nutrição;
  • trabalhar como parte de uma equipe multidisciplinar, apoiando o trabalho de outros profissionais de saúde.

Perfil do nutricionista

Os profissionais de nutrição precisam de certas qualidades, incluindo o pensamento analítico, habilidades interpessoais e conhecimento técnico para prestar um bom atendimento. 

A base teórica da atuação em nutrição e alimentos saudáveis ​é apenas um dos componentes necessários para atuar com excelência no mercado. Quem os adquire para fazê-lo em campo, desfruta de renda acima da média.

As tarefas diárias exigirão que saiba lidar com papel, conversar com pacientes, pequenos grupos e promover mudanças no comportamento alimentar deles. Essas funções exigem habilidades especiais. Ao aperfeiçoar essas capacidades, você se tornará mais competitivo na busca por emprego, e seu trabalho muito mais viável e agradável.

Veja abaixo as competências esperadas para quem deseja ingressar na carreira de Nutrição:

  1. Trabalhar com pessoas e mudanças de comportamento: ao trabalhar individualmente ou em pequenos grupos, você deve ser amigável e acessível em sua correspondência. A nutrição e os hábitos alimentares podem ser um assunto delicado para muitos; levando-as a sair da zona de conforto ao discutir esse tópico com você. É importante saber mostrar e reforçar que você as respeita acima de tudo, assim como, entender e praticar as teorias da promoção da saúde.
    Por exemplo, o modelo transteórico classifica as pessoas em cinco estágios de mudança. Ao utilizar essa metodologia de trabalho com pessoas, você pode determinar melhor como ajudá-las com seus objetivos nutricionais.

  2. Conhecimento em informática: os trabalhos de nutrição requerem a utilização de um computador conectado na Internet. Você deverá criar planilhas, acompanhar as informações do cliente, usar softwares para analisar o conteúdo nutricional dos alimentos. Além disso pode desenvolver planos de refeições, utilizar e-mail, envolver-se com as mídias sociais e realizar pesquisas. É importante familiarizar-se com o uso dessas ferramentas em seu trabalho diário

  3. Habilidades organizacionais: podem exigir trabalho fora do horário normal das 8:00 às 17:00. O dia a dia da profissão envolve várias tarefas, a depender da posição e especialidade aplicada. Você pode ter atendimento ao cliente, plantão, pesquisas para conduzir, documentos para escrever e palestras para ensinar. É uma necessidade que você seja uma pessoa muito organizada para trabalhar com êxito em um trabalho de nutrição.

  4. Tradução de pesquisa: pode ser necessário que você coloque simplifique a linguagem de pesquisa e informações técnicas sobre nutrição, de forma que tudo possa ser entendido por aqueles que não estão familiarizados. Se atender ao público numa posição baseada na comunidade ou individualmente com os clientes, terá que traduzir essas informações para torná-las compreensíveis, usando-as para educar os consumidores sobre como colocá-las em prática no seu dia a dia.

    Lembre-se que você estará trabalhando com pessoas que não sabem nada sobre nutrição. Isso significa que você precisa dar um passo atrás e simplificar o máximo possível as informações nutricionais.

  5. Empatia: é impossível trabalhar com nutrição e realmente ajudar os outros, se você estiver as julgando. O profissional deve possuir a capacidade de ouvir as pessoas com a mente aberta e usar essas informações para auxiliar na melhoria nutricional. Você não pode esperar que as pessoas entendam informações nutricionais ou comam como você.

    Cada pessoa está em um lugar diferente da vida e enfrenta barreiras diferentes que as impedem de nutrir-se bem. O desafio dos que especialistas em nutrição é usar seus conhecimentos para desenvolver maneiras de atuar consoante as necessidades individuais.

Curso de graduação em nutrição

A Faculdade Paraíso oferece um curso de Nutrição focado em preparar o profissional para atuar em diversos segmentos do mercado. Ainda que a prática clínica seja a mais adotada pelos alunos, existem outras possibilidades de atuação, para além da prescrição de dietas a pacientes.

Alguns graduados optam por desenvolver seu interesse ou especialidade com estudos adicionais, imediatamente após a graduação ou depois de trabalhar por alguns anos. Um Mestrado em sua área escolhida, por exemplo, saúde pública, saúde global, nutrição e alimentação de animais ou esportes, ajudará você a se tornar um especialista nesse segmento.

Baixe agora o E-book completo do curso presencial de Nutrição aqui.

Nova call to action

Se você já se sentir seguro sobre a escolha da graduação, que tal conferir um pouco mais sobre o curso de Nutrição da FAP?

Clique no botão abaixo para saber mais!

Quero me inscrever para Nutrição!

Mais Posts