Profissional farmacêutico

5 áreas de atuação do farmacêutico para ampliar sua carreira

FAPCE.

Você sabe quais são as principais áreas de atuação do farmacêutico? São segmentos nos quais as pessoas com graduação em Farmácia podem se especializar e, assim, expandir suas carreiras. Entender mais sobre determinados nichos de mercado é uma excelente alternativa para estudantes ou profissionais já formados no segmento, mas que estão pensando em dar um novo rumo em suas carreiras. 

Foi pensando nisso que elaboramos este conteúdo. Aqui estão algumas áreas da indústria farmacêutica em expansão que podem ser o que você está procurando para impulsionar sua carreira. Confiras a seguir!

profissional farmacêutico

1. Farmácia veterinária

Essa é uma das opções para quem fez ou pretende fazer a faculdade de Farmácia. Cada vez mais pessoas se preocupam com a saúde de seus animais de estimação. Portanto, a pesquisa sobre o uso de medicamentos em animais tornou-se uma área em potencial para os farmacêuticos. 

Quem é especialista neste segmento pode trabalhar em laboratórios ou indústrias que fabricam medicamentos veterinários, tanto no desenvolvimento de novas fórmulas quanto no monitoramento e supervisão dos processos de produção.

2. Saúde pública

O farmacêutico também pode licitar e trabalhar em postos de saúde, hospitais e outros estabelecimentos públicos em municípios ou estados. Nesta área, existem muitas atividades que podem ser realizadas pelo profissional de Farmácia, como prescrição e dispensação de medicamentos, supervisão logística envolvendo medicamentos, orientação a usuários e profissionais, etc.

3. Perícia criminal

A perícia criminal também é uma área que pode ser ocupada por farmacêuticos, que trabalham analisando amostras biológicas, como sangue, encontradas em cenas de crime, por exemplo. O trabalho geralmente ocorre nas agências policiais e o especialista, com sua experiência em Farmácia, ajuda a identificar criminosos, bem como os danos que podem ter sido causados ​​por vítimas de crimes.

4. Farmácia clínica

O farmacêutico clínico é o profissional que se dedica a expressar o cuidado ao paciente, indicando como a administração do medicamento deve ser realizada. Além disso, ao trabalhar em farmácias, você pode orientar os vendedores a saber como passar instruções mais simples e eficazes para os clientes. 

Os escritórios farmacêuticos, geralmente ligados às farmácias, também são muito comuns e permitem que o farmacêutico participe de consultas e faça avaliações do uso do medicamento, efeitos colaterais, combinações de fórmulas e resultados do tratamento medicamentoso.

5. Cosmetologia

A cosmetologia é um ramo da área farmacêutica que se dedica à utilização dos cosméticos para gerar resultados positivos quando aplicados às pessoas. Entre as funções da cosmetologia estão:

  • estética: visa cuidar dos locais onde os cosméticos são aplicados; 
  • conservador: relacionado à proteção da pele; 
  • corretiva: área na qual os cosméticos são aplicados para fazer correções na pele, como combater rugas, por exemplo.

Estas são algumas das áreas de atuação do farmacêutico, que você pode analisar e verificar quais são de seu interesse. Assim, abre a possibilidade de aprofundar seus estudos, garantindo a expansão de sua carreira profissional. Caso você ainda não tenha uma universidade escolhida, vale a pena conhecer o curso de Farmácia na FAP (Faculdade Paraíso do Ceará).

Se interessou pelo curso? Então, confira a nova graduação presencial de Farmácia oferecida pela FAP e faça já a sua matrícula!

Quero me inscrever para Farmácia!

 

Mais Posts