ciencias contabeis

3 motivos para fazer uma faculdade de Ciências Contábeis

FAPCE.

Você já pensou em fazer a faculdade de Ciências Contábeis? Essa área tem crescido ao longo dos anos. De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o número de contadores registrados vem crescendo desde 2004, saindo de 359 mil para 536 mil em 2016.

Mesmo com tantas pessoas, o mercado ainda está carente e precisa de mais profissionais capacitados, principalmente em tempos de crise. O contador é a peça-chave das organizações e ele tem um papel fundamental no sucesso de qualquer empresa.

Quer saber porque você deveria entrar no mercado de contabilidade? Então, continue a leitura!

contador

1. O trabalho do contador é altamente competitivo

Todas as empresas são obrigadas a ter um contador. As pequenas e médias organizações fazem a contratação de escritórios e profissionais autônomos. Já as grandes empresas possuem um setor de contabilidade dentro das suas instalações.

Nesses locais, o trabalho do contador é focado em otimizar as finanças da empresa, deixando-a em dia com o fisco, mas evitando o desperdício.

Em alguns casos, o contador também atua como investidor. Além de fazer a análise das finanças e manter as contas em dia, ele procura por oportunidades para melhorar o rendimento da empresa. Ele aplica em títulos, compra ações, investe em fundos e garante que o dinheiro nunca está parado.

Com essas ações o profissional deixa a empresa mais competitiva e apta a lidar com um mercado volátil e incerto.

2. As empresas dependem da organização financeira

Outro ponto muito importante do trabalho de quem fez a faculdade de Ciências Contábeis é o serviço de organização financeira. Ao longo do ano, tanto empresas quanto pessoas físicas podem se perder financeiramente, esquecendo de registrar gastos e recebimentos.

Isso causa um grande problema fiscal, levando a gastos desnecessários e até ao descontrole financeiro. O contador pode intervir e impedir que o desastre aconteça. Ele organiza as finanças, faz os balanços necessários e mantém toda a documentação de acompanhamento em dia.

3. O contador é uma peça estratégica dentro das empresas

Além de tudo isso, o bacharel em Ciências Contábeis também pode ajudar as empresas de uma maneira mais estratégica. Ele é capaz de rever o regime tributário, analisar possibilidades de abatimento e garantir menos impacto dos impostos na operação das empresas.

O bom contador ainda dá um passo adiante: ele se planeja e cria um plano estratégico voltado para a economia de custos. Ao revisar toda a estrutura de gastos da companhia, ele encontra oportunidades para economizar e reduzir o impacto da tributação nas atividades do negócio.

Isso permite que todo o mercado fique mais competitivo, as empresas tenham uma vida mais longa e que os investimentos em crescimento aumentem.

Como você pode ver, a faculdade de Ciências Contábeis é muito relevante no mercado. As empresas precisam de pessoas formadas nessa área e a boa atuação profissional do contador é capaz de mudar os rumos da economia.

Se você quer aprender tudo sobre essa graduação, leia o e-book que fizemos sobre a faculdade de Ciências Contábeis e tire suas dúvidas sobre o mercado, a formação, as especializações e vários outros assuntos!

Nova call to action

Mais Posts